GeralSão Leopoldo

Tapa-buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017

Tapa buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017 Tapa buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017 1 700x394 - Tapa-buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017

A Secretaria de Obras Viárias (Semov) utilizou 26 mil metros quadrados de asfalto durante a operação tapa-buracos realizada ao longo do ano de 2017. As equipes de trabalho são responsáveis pelo recapeamento das vias principais e das que compõem o itinerário das linhas de ônibus.

2018 01 15 Tapa buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017 1 700x394 - Tapa-buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017

Conforme o secretário da Semov, Geraldo Passos, é importante salientar a utilização de estrutura própria reduzindo drasticamente os custos deste tipo de manutenção. “Utilizando equipe própria reduzimos os custos desta ação para aproximadamente R$ 500 mil. Se não utilizássemos mão de obra própria, os custos seriam em cerca de R$ 3 milhões”, afirmou o secretário.

A Semov realizou ainda diversas melhorias que envolvem patrolamento, desobstrução de galerias pluviais, construção de novas redes de drenagem, conserto de erosões, limpeza de lixo extradomiciliar e manutenção de praças. O titular da pasta Geraldo Passos, destaca a pavimentação de um trecho da rua São Domingos como uma importante obra para a cidade de São Leopoldo. “No trecho que dá acesso à BR-116, no bairro São Miguel, além do asfaltamento na via, foram abertas novas bocas de lobo, houve a colocação de meio-fio e a instalação de rede de esgoto cloacal e galerias pluviais”, listou.

Tapa buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017 Tapa buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017 2 700x302 - Tapa-buracos soma 26 mil metros quadrados de asfalto em 2017

Mais ações da Semov em 2017

Patrolamentos – Foram patrolados mais de 150km de ruas de chão batido na cidade. As principais foram as estradas do Morro do Paula, do Quilombo, do Socorro e a avenida Presidente Lucena, bem como as ruas em loteamentos das cooperativas habitacionais que ainda não possuem nenhum tipo de pavimentação. Esta ação foi repetida várias vezes neste período.

Obras

Revitalização de trecho da rua São Domingos, bairro São Miguel – Refeita toda a rede de drenagem local, pavimentação asfáltica, construção de passeio público e meio fio. Também foi refeita a rampa de acesso ao viaduto da BR-116.

Rua Encantado, bairro Vila Nova – Construção de uma nova galeria, substituindo a anterior, que estava subdimensionada aumentando a capacidade de vazão das águas em 3 vezes. Feita também a terraplanagem no local permitindo um novo sistema viário ligando os bairros Campestre e Vila Nova.

Rua 14 Bis, bairro Santos Dumont – Construída nova rede de drenagem pluvial nas ruas 12, 13 e 14, ligando à rede ao arroio Gauchinho. Também foi feita terraplanagem e melhorias na via.

Rua George Hoeffel, bairro Arroio da Manteiga – Foi feita nova canalização e drenagem da via para evitar os constantes alagamentos.

Drenagem Pluvial Urbana

Desassoreamento de arroios e valas de drenagem – foi criado um plano de ação para limpeza de todo o sistema de macrodrenagem a fim de evitar alagamentos. O desassoreamento das valas de drenagem paralela ao arroio Gauchinho, na avenida Atalíbio Taurino de Resende, ao junto ao dique ao lado da empresa D’Alleaço, no bairro Independência, no loteamento São Geraldo 2, na vila Paim, no bairro Vicentina e nos diques da região Nordeste.

Desobstruções

Em 2017 foi intensificada a desobstrução das redes de drenagem pluvial de toda a cidade. Foram limpos mais de 25 mil metros de rede. As duas ações – manutenção do sistema de macrodrenagem e a desobstrução das redes de drenagem pluvial – reduziram em mais de 80% os problemas com os alagamentos na cidade.

Erosões

Outro serviço importante foi o conserto de erosões, muitas delas gravíssimas, que causavam riscos enormes de acidentes. Mais de 530 casos foram resolvidos desde janeiro, com o conserto de rede e de calçadas. Além disto, foram trocadas mais de 300 tampas de bueiro que estavam danificadas ou até mesmo em falta.

Praças

Uma importante frente de trabalho da Semov, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), foi a manutenção das praças do município. Dezenas de praças receberam serviços de manutenção dos brinquedos, capina, roçada pintura e retirada de resíduos.

Recolhimento de lixo extradomiciliar

Também em parceria com a Semmam, a Semov também realizou serviços de recolhimento de lixo extradomiciliar. Um cálculo aproximado aponta que foram recolhidos aproximadamente 10.500m³ destes materiais.

Fotos: Rodrigo Machado

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios