Porto AlegreRS

Festa da Uva e da Ameixa termina neste domingo

Alternativa de lazer para quem mora em Porto Alegre, a 27ª Festa da Uva e da Ameixa recebe os visitantes neste domingo, 21, das 9h às 20h, no CTG da Estância da Figueira, rua Doutor Vergara 5345, no bairro Belém Velho. Este será o último dia do evento, que conta com bancas de frutas, flores e também de artesanato. A expectativa dos organizadores é receber 3 mil pessoas neste fim de semana.

Festa conta com bancas de frutas, flores e artesanato

A Festa da Uva e da Ameixa é uma realização dos produtores rurais, da Associação Comunitária Belém Velho e do CTG Estância da Figueira, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Sindicato Rural de Porto Alegre. A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas da capital gaúcha. Os produtores de Porto Alegre esperam colher 110 toneladas de uva e 90 toneladas de ameixa, números semelhantes aos da safra passada. A atual safra também contempla várias outras frutas, como pêssegos, figos, morangos, melões, peras, goiabas, entre outras.

Publicidade

O roteiro da zona Sul do Linha Turismo irá novamente oferecer uma atração a mais a seus passageiros. Além dos pontos turísticos regulares do circuito, quem realizar o passeio neste domingo, 21, poderá conhecer a tradicional Festa da Uva e da Ameixa. Os passageiros que quiserem visitar as bancas de frutas, experimentar a produção local, fazer compras e conferir outras atrações do evento poderão desembarcar e, com o mesmo bilhete, retornar ao ônibus para a continuidade do passeio. A possibilidade de desembarque será oferecida no roteiro com saída às 15h, a partir do terminal da Travessa do Carmo, nº 84, bairro Cidade Baixa, mesmo endereço da Central de Vendas de Passagens do Linha Turismo. Aos fins de semana, o valor do bilhete é R$ 30.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre (SMDE), Leandro de Lemos, destacou a união dos produtores e da comunidade local para a realização do evento, que assim como o ano passado, não teve apoio financeiro do setor público municipal, devido às condições precárias das finanças da prefeitura. “Mesmo assim, a prefeitura está dando todo o apoio para realização da feira, seja pelos canais de comercialização, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário da SMDE, de divulgação e também do city tour Linha Turismo zona Sul”, afirmou Lemos.

Festa da Uva e da Ameixa termina neste domingo

Feira do Centro Histórico – As frutas produzidas na área rural de Porto Alegre também são comercializadas em bancas na praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, durante o mês de janeiro, das 8h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. A iniciativa é uma das ações da Divisão de Fomento Agropecuário da secretaria, que leva as frutas até a área central da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso ao consumidor e escoamento da safra.

Publicidade

Turismo Rural – A produção de frutas na zona Sul é uma das principais atividades agrícolas de Porto Alegre, segunda capital brasileira com a maior área rural e com várias propriedades apostando no turismo como fonte complementar de renda. Integradas à rota Caminhos Rurais, esses pequenos empreendimentos familiares abrem suas portas para receber visitantes em diferentes atividades que estimulam a relação do homem com o campo.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de integrar a Linha Turismo à tradicional Festa da Uva e da Ameixa busca fortalecer a atratividade da área rural como uma alternativa de lazer diferenciada para turistas e moradores locais.

Linha Turismo na zona Sul – Tem saídas regulares de terças a domingos, às 10h e às 15h, (terminal da Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa). O roteiro com saída às 15h realiza paradas especiais na Festa da Uva e da Ameixa, neste domingo. Os passageiros poderão desembarcar do ônibus por 20 minutos para circular pelas bancas de frutas, adquirir produtos, conferir outras atrações e reembarcar com o mesmo bilhete para finalizar o passeio.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar