DestaqueRSSerra Gaúcha

Prefeito e secretários de Caxias do Sul participam da 10ª Festa de Abertura da Colheita

O prefeito Daniel Guerra e a primeira-dama Andrea Marchetto Guerra participaram, neste domingo (28/01), da 10ª Festa de Abertura da Colheita. A solenidade ocorreu durante a manhã na comunidade de São Luiz da 9ª Légua, interior de Caxias do Sul. Os titulares de diversas secretarias municipais também prestigiaram o evento, assim como as comissões social e comunitária da Festa da Uva, soberanas e candidatas ao título de rainha e princesas da edição de 2019.

A programação iniciou às 10h30 com uma missa na igreja da comunidade. Logo após, prefeito, primeira-dama, secretários e demais autoridades participaram da tradicional colheita simbólica da uva na propriedade de Deoclécio Scopel. A família é produtora das variedades niagara branca, rosada e isabel, há mais de 40 anos. Nesta safra, a família deve colher mais de 100 mil quilos.

Representando a comunidade de São Luiz da 9ª Légua, Daniele Scopel agradeceu a presença de todos. “A colheita representa o processo final de um conjunto de esforços dos agricultores. Somos gratos por sediar esse momento simbólico e poder representar todos os produtores da Serra Gaúcha”, disse a integrante da família Scopel.

“É um dia de celebração, mas também de gratidão. Caxias do Sul se enche de orgulho desses produtores aguerridos que vão ajudar a colheita a superar os 60 milhões de quilos em 2018”, pontuou o prefeito Daniel Guerra. Por fim, os presentes ainda participaram de um almoço festivo.

Caxias do Sul é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. A cidade produz entre 60 e 70 milhões de quilos de uva por safra em uma área de 40 mil hectares. O município também se destaca pelo cultivo de outras frutas, como maçã, pera, ameixa e caqui. A festa foi promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul e pelo Sindicato Rural com apoio da prefeitura.

Imprensa/PMCS
Fotos: Mateus Argenta

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios