RS

Rota Romântica busca conhecimento sobre cicloturismo no Vale Europeu

Uma oportunidade ímpar para conhecer uma região de ecoturismo fortemente desenvolvido. Assim, resume-se a viagem técnica da Rota Romântica que aconteceu entre os dias 24 e 27 de janeiro ao Vale Europeu em Santa Catarina.

A comitiva formada por prefeitos, secretários de turismo e representantes do trade turístico conheceu a administração e implantação do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI e como funciona a comercialização do circuito de cicloturismo formado por 12 municípios. A gestora Arlete Regilene Scoz apresentou a estrutura do consórcio e explanou como chegaram a este formato para o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil.

Comitiva no inicio do Cicloturismo em Timbo 700x458 - Rota Romântica busca conhecimento sobre cicloturismo no Vale Europeu

Com recepções oficiais em Timbó, Pomerode e Rodeio, os integrantes do grupo fizeram diversos questionamentos acerca da administração pública do circuito e referente a organização do turismo de aventura/cicloturismo. A exemplo da Rota Romântica, o Prefeito de Timbó, Jorge Augusto Kruger, enfatizou que a região também trabalha o turismo de forma coletiva, porém em formato de consórcio. O guia e turismólogo Alexandre dos Santos Gomes apresentou ao grupo o trajeto que circuito de cicloturismo que inicia na cidade de Timbó.

Comitiva em frente a Ponte de Arco sobre o Rio Benedito em Timbo - Rota Romântica busca conhecimento sobre cicloturismo no Vale Europeu

Em Pomerode, cidade que ostenta o título de cidade mais alemã do Brasil, a comitiva foi recepcionada pelo Prefeito Érico Kriek, Vice-Prefeita Gladys Siervert e a Diretora de Turismo, Sandra Cristina Nienow. Na cidade, puderam conhecer o Museu Pomerano e a Rota Enxaimel que integra o circuito de cicloturismo e oportuniza aos turistas um pouco de história e cultura da região. O roteiro Caminho dos Anjos, localizado no município de Rodeio, também foi percorrido pelo grupo acompanhado do Diretor de Turismo da cidade, Airton Souza.

“Voltamos com diversas ideias de como podemos gerenciar e iniciar a implantação do roteiro de caminhadas e cicloturismo da Rota Romântica. É um projeto desafiador, mas com a união de todos os municípios alcançaremos a criação deste produto turístico integrado”, destaca o Presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber.

Fotos de Adriana Bäcker

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios