Extra

Colônia de Férias da Smel atende crianças e adolescentes da Enca

“Ele me ajuda a ser feliz!”. Foi assim que Juliana Bitencourt de Lima descreveu a sensação de praticar esporte gratuitamente na Colônia de Férias da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). Ela e outros colegas participaram de uma das atividades da programação especial de férias da Smel, realizada no Complexo Esportivo da Zona Norte, nesta segunda e terça-feira (29 e 30/01).

Nos dois dias, os professores receberam cerca de 50 usuários da Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (Enca) para uma tarde diferente. Foram oferecidas atividades recreativas e esportivas nas modalidades de judô, basquete, futsal e taekwondo.
A atividade de férias não foi a primeira parceria entre a Smel e a entidade. A Enca já participa da programação da Smel desde o ano passado. “Fomos procurados pela Secretaria em novembro, quando nos indicaram a participação no programa Atletas do Amanhã. Aceitamos a parceria e, desde então, nossas crianças são recebidas todas as quartas-feiras aqui no Complexo”, pontua a coordenadora da entidade, Sara Salatino.

Os benefícios do esporte são percebidos por todos. “Vai muito além da saúde! Na entidade, atendemos 140 crianças e adolescentes, dos seis aos 16 anos, todos em situação de vulnerabilidade social. Percebemos que, quando eles vêm pra cá, liberam muita energia e socializam ainda mais entre si. Depois dessa confraternização e de praticarem as atividades com os professores da Smel, os alunos retornam muito mais calmos e há uma mudança positiva no ambiente lá da Enca também”, completa Sara.

“O nosso objetivo é aproximar a comunidade escolar dos locais e ginásios públicos como esse, com aulas que refletem diretamente na saúde física e mental desses estudantes”, explica o coordenador do programa Atletas do Amanhã da Smel, Miguel Kuse.

A Colônia de Férias segue com atividades na próxima semana em Caxias do Sul. Já as aulas sistemáticas do Atletas do Amanhã têm retorno previsto para 05 de março. Mais informações sobre turmas, horários e participação no programa podem ser obtidas pelo telefone (54) 3901-1265, no período da tarde, com o professor Miguel Kuse.

Atividades de férias

Entre os dias 15 de janeiro e 8 de fevereiro, uma programação especial de férias está sendo oferecida gratuitamente para crianças, jovens e adultos. As atividades ocorrem de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 3901-1265. Confira os horários e locais abaixo.

Segundas e quartas-feiras
9h às 10h – Ginástica no Ginásio Vasco da Gama
16h às 17h30 – Caminhada no Parque Getúlio Vargas

Terças e quintas-feiras
9h às 10h30 – Câmbio no Ginásio Enxutão (voleibol adaptado para a terceira idade)
16h às 17h30 – Caminhada no Parque Cinquentenário

Sábados
8h15 às 9h, 9h15 às 10h e 10h15 às 11h – Esportes náuticos para adultos na Represa São Miguel

Imprensa/PMSC
Foto: Karine Zanardi dos Santos

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios