Saúde

Vitamina D é fundamental para qualidade de vida na terceira idade

vitamina d idosos - Vitamina D é fundamental para qualidade de vida na terceira idadeDe acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida cresceu no mundo e, aqui no Brasil, até 2050, 29% da população será de idosos¹. Com essa alteração no índice, surgem questões sobre como ter qualidade na longevidade. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, neste mês que se comemorou o Dia Internacional o Idoso, o médico geriatra Roberto Dischinger Miranda selecionou males comuns na terceira idade que podem ser prevenidos ou ao menos minimizados com o auxilio da vitamina D.

Doenças ósseas podem ser grandes vilãs dos idosos

Que cálcio é um elemento fundamental na dieta dos idosos, todo mundo sabe. O que ainda não é de conhecimento geral é que a vitamina D é fundamental na absorção do cálcio. A insuficiência da vitamina faz com que o indivíduo absorva cerca de 30% menos cálcio. A ingestão diária da vitamina D previne a osteopenia, osteoporose, osteomalacia e fraturas².

Corpo são, mente sã

Nos últimos anos, houve um aumento no interesse em estudos associando a vitamina D com a doença de Alzheimer. Um estudo recentemente publicado sobre o tema observou que indivíduos com baixa vitamina D apresentam risco 21% maior para desenvolvimento da doença³. Uma metanálise recentemente publicada no periódico Nutrients identificou redução do risco de desenvolvimento de doença de Parkinson em indivíduos que receberam suplementação de vitamina⁴.

Previna inúmeros tipos de câncer

O aumento dos níveis de vitamina D na corrente sanguínea com exposição à luz do sol, dieta e a suplementação, ajuda a diminuir a probabilidade de ocorrência de diversas doenças, especialmente aquelas causadas pelo crescimento celular anormal, tal como câncer. Há estudos que já associam a vitamina à prevenção de inúmeros tipos de câncer, como: o de próstata, pancreático, mamário, ovariano e de cólon⁵.

“Além de manter a vitamina D em dia, ter bons hábitos faz toda diferença durante o envelhecimento. A alimentação saudável, exercícios que melhoram a musculatura e dormir bem são imprescindíveis para o bem estar na terceira idade. Nunca é tarde para reverter o sedentarismo”, finaliza o especialista.

Referências

¹Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

²  Holick, Michael F. Vitamina D/ Michel F. Holick; [versão brasileira da editora] – 1. Ed. – São Paulo,SP:Editora Fundamento  Educacional Ltda.,2012.

³ Fonte: Shen L, Ji HF. Vitamin D deficiency is associated with increased risk of Alzheimer’s disease and disease and dementia: evidence from meta-analysis. Nutr J. 2015 Aug 1; 14:76.
⁴ Fonte: shen L, Ji HF. Associations between vitamin D status, supplementation, outdoor work and risk of parkinson’s disease: a meta-analysis assessment. Nutrients 2015 Jun 15;7(6):4817-27.

⁵Holick, Michael F. Vitamina D/ Michel F. Holick; [versão brasileira da editora] – 1. Ed. – São Paulo,SP:Editora Fundamento  Educacional Ltda.,2012.

Artigos relacionados