Dermatite Atópica pode se apresentar como ressecamento na pele 

No verão, devido ao calor intenso a hidratação é fundamental para evitar o ressecamento da pele, e em alguns casos a Dermatite Atopica, que apesar de ser uma doença de causas variadas, não é transmissível.

“A dermatite não possui um agente causador além da própria pessoa” explica o dermatologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Luis Carlos Campos. A doença crônica pode surgir ainda na infância, com áreas avermelhadas em regiões próximas as dobras dos membros superiores e inferiores. Os focos da dermatite atópica causam coceiras, apresentam uma pequena crosta e descamam, devido ao ressecamento da pele.

Situações de estresses ou excesso contato a produtos industrializados podem agravar os quadros de infecção. Porém, atopias como doenças respiratórias causadas por mudanças de temperatura e causas genéticas podem auxiliar no desenvolvimento da doença.

A doença pode deixar a pele ressecada, por isso é importante mantê-la sempre hidratada, com ingestão de água e cremes apropriados. “Protetor de pele e produtos que possuem vitaminas são os ideais para evitar que a pele escame”, afirma Dr. Campos. É importante salientar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem avaliação de um especialista.

Informações do HSL/PUCRS