Susana Kakuta assume a Secretaria de Minas e Energia

A posse ocorre nesta quinta-feira (1º), às 15h, no Palácio Piratini - Foto: Luiz Chaves Palácio Piratini

Susana Kakuta, que estava à frente da diretoria do Badesul, vai assumir como secretária estadual de Minas e Energia. A posse ocorre nesta quinta-feira (1º), às 15h, no Palácio Piratini. Desde a saída de Artur Lemos Júnior da pasta de Minas e Energia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, vinha acumulando as duas funções.

No Badesul, ao lado da atual diretoria, Susana Kakuka promoveu um intenso trabalho de gestão e reconduziu a instituição ao lucro em 2018, depois de três anos consecutivos de prejuízos. Além da retomada de lucro, em 2018 o Badesul recuperou o colchão de liquidez, a qualidade de carteira e o Índice de Basiléia, que alcançou o melhor valor desde 2012.

Antes de ocupar a direção do Badesul, ela dirigiu a Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e foi gestora executiva do Tecnosinos – o Parque Tecnológico de São Leopoldo. Foi também presidente da CaixaRS, diretora de Operações do Sebrae RS e coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Possui doutorado em Sociologia e Economia Internacional pela Universidade Complutense de Madri. “No momento em que a economia do Brasil sinaliza sua recuperação, o fator energia assume importância estratégica. Assegurar o abastecimento qualitativo, tanto para a produção gaúcha quanto para os lares gaúchos, será o nosso propósito à frente da Secretaria de Minas e Energia, além da atração e consolidação de investimentos em diferentes fontes. Sinto-me honrada em poder contribuir com o Rio Grande do Sul nestes novos desafios”, afirma a nova secretária.  Passa a responder pela direção do Badesul o atual vice-presidente, Paulo Odone.