Orquestra Municipal de Sopros homenageia mulheres em Caxias do Sul
Espetáculo terá regência da maestrina convidada Mônica Giardini
O Dia Internacional da Mulher será celebrado em Caxias do Sul com trilha sonora especial. A Orquestra Municipal de Sopros, que integra a Unidade de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), prepara uma apresentação para enaltecer o papel feminino no universo sinfônico. O concerto comemorativo ocorre no dia 8 de março, às 20h, no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura. A entrada é gratuita.
Nessa apresentação o protagonismo será feminino. A frente da Orquestra estará a maestrina convidada Mônica Giardini, de São Paulo. Também participarão as solistas Fabiane Oliveira, que fará um concertino na flauta, e a caxiense Jéssica Thomé, que encerrará o espetáculo com duas músicas no acordeon.
A presença feminina será notada também na concepção do programa apresentado, onde serão interpretadas obras das compositoras Nancy Galbraith, Julie Giroux e Cécile Chaminade. O concerto contará ainda com homenagens relembrando mulheres icônicas da música brasileira como Chiquinha Gonzaga e Carmem Miranda.
“Não é muito comum observarmos mulheres compositoras em um ambiente onde os homens têm uma predominância notória. Assim, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul faz sua parte nesta data tão importante, diminuindo a distância entre os gêneros, valorizando a mulher na arte e na cultura com toda sensibilidade que lhe é peculiar”, ressalta Fernando Berti, maestro da Orquestra.
Convidadas
A maestrina Mônica Giardini é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde 1992 e regente e diretora musical da Banda Sinfônica Paulista. A flautista Fabiane Oliveira é de Porto Alegre e se formou em no bacharelado em flauta transversal pela UFRGS. Jéssica Thomé é acordeonista, compositora, professora de acordeon e formada em Música pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Informações da SMC/PMCS