CASANEWS

Passo a passo pintura de móveis

Repintar objetos de decoração é uma tarefa simples e pode dar outra vida ao ambiente. O “faça você mesmo” é uma opção cada vez mais usada pelas pessoas que querem transformar peças de forma divertida e econômica. Por isso, a Suvinil dá algumas dicas para modificar os móveis por meio da pintura.O primeiro passo para iniciar esta tarefa é a escolha da cor que será utilizada. Antes de selecionar o tom desejado, leve em conta o estilo e as cores de móveis e objetos que já compõem o ambiente. Para decorações mais clássicas e com tonalidades neutras, o móvel pode ganhar cores que acompanhem a mesma paleta. Não se esqueça de relacionar os tons com o tamanho do móvel: tons claros para suavizá-los e escuros como contrapeso. É importante definir também se há intenção de camuflar o móvel ou destacá-lo no espaço.

suv 468x468 - Passo a passo pintura de móveisPasso a passo para pintar o móvel:

Antes de iniciar a pintura, coloque roupas confortáveis. Opte por camisas de mangas compridas e não se esqueça dos óculos para proteger os olhos e forre o chão com jornal, lona ou papel específico para proteger dos respingos.

Pintura:

Lixe a superfície respeitando o sentido dos veios da madeira, para que ela fique lisa e uniforme até que seja removido todo brilho da tinta ou verniz antigo;
Passe um pano úmido no material para retirar o pó após o lixamento;
Caso haja desnível na madeira, aplique com uma espátula o Suvinil Massa para Madeira para deixá-la uniforme;
Aguarde secar por 2 horas e aplique a segunda demão do produto;
Após o tempo de secagem de 4 horas, lixe a madeira;
Aplique uma demão do Suvinil Seca Rápido – Esmalte Acetinado Base Água na cor desejada;
Após duas horas de intervalo, aplique a segunda demão e aguarde o tempo de secagem indicado na embalagem.

Dicas: para uma madeira nova, o indicado é utilizar o Suvinil Fundo Seca Rápido e depois o Suvinil Esmalte Seca Rápido Acetinado. Esse procedimento uniformiza a absorção, melhora o acabamento e rendimento da tinta. Cuidado com ceras e lustra móveis existentes antes da pintura, caso existam aplicações desses produtos, para remove-los, recomendamos uma limpeza antes do lixamento com thinner para limpeza.