Rio Grande do Sul

Curso de educação empreendedora em Balneário Camboriú

Alunos da rede pública terão aulas sobre o tema ao longo deste ano

Os alunos do ensino fundamental da rede pública de Balneário Camboriú terão cursos de educação empreendedora pelo segundo ano consecutivo. Cerca de 2500 crianças de seis Centros de Educação Municipal (CEM) serão beneficiadas pelo projeto ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos” – JEPP, desenvolvido pelo Sebrae SC, em parceria com a Prefeitura. O lançamento do projeto e a capacitação dos professores iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 14, no CEM Governador Ivo Silveira, e segue até o dia 23 de março. Durante a capacitação, os docentes receberão material didático com toda a metodologia e o passo a passo do projeto, que deve ser aplicado ao longo do ano, a partir de abril.

O gestor de projetos do Sebrae, Celso Orlando Pirmann, ressalta que o objetivo é incentivar as crianças ao autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade

No primeiro ano, três escolas participaram do protejo. Otimista com a continuidade e ampliação para mais escolas, a Secretária de Educação, Rosângela Percegona Borba, destaca que a parceria deu resultados positivos para os alunos, as escolas e para a cidade. “Nós da educação já estávamos planejando incluir o empreendedorismo nas escolas e, com a vinda do programa Cidade Empreendedora, foi possível colocar em prática esta ideia. Isto significa sinergia, porque uniu o que a Secretaria buscava com o que a cidade estava recebendo. Os trabalhos e resultados obtidos no ano passado nos deixa bastante felizes e nos leva a certeza de que estamos no caminho correto. Não temos dúvida de que trabalhando desde pequeno estas ações, nós teremos sim pessoas melhores, tanto alunos, quanto professores”, diz.

O projeto estimula a criatividade e o pensamento crítico, incentivando os educandos a sonharem e terem vontade de realizar seus sonhos. O gestor de projetos do Sebrae, Celso Orlando Pirmann, ressalta que o objetivo é incentivar as crianças ao autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade. “Falar do JEPP é algo gratificante, porque trabalha o empreendedorismo, mas também alimenta o futuro e o sonho de muitas crianças. É através do empreendedorismo que nós vamos modificar não só a economia local, mas também o sonho das crianças, pois daremos uma projeção de futuro. Vamos tirar muitas crianças da rua através do empreendedorismo, através da alimentação de um sonho. A edição do ano passado é um pequeno exemplo da alegria das crianças, imagina este ano em que os professores terão mais tempo para trabalhar”, afirma.

Neste ano participarão do JEPP os CEM’s Alfredo Domingos, Antônio Lúcio, Iate Clube, Ivo Silveira, Taquaras e Tomaz Francisco Garcia.

Projeto horta comunitária

Após participarem do curso ‘Empreendedorismo social’, no segundo semestre de 2017, os alunos do 8º ano do CEM Taquaras, desenvolveram um projeto de horta comunitária para a localidade. Durante a Feira JEPP da escola, a ideia foi apresentada à Pousada do Marquês e será colocada em prática, por ambos, neste ano. “As crianças aprenderam a ver empreendedorismo em todas as áreas, inclusive na sala de aula. Ele é fundamental para gerar futuros cidadãos críticos e formadores de opinião. É um projeto que tira o profissional da área de conforto e exige um planejamento especial, mas os resultados são maravilhosos e é por isso que vamos continuar este ano com o JEPP”, diz a Gestora da escola, Saly Amaral.

Aprender a criar um cardápio e preparar as receitas foi o tema do curso ministrado para a turma do 5º ano do CEM Taquaras

O consultor do Sebrae, Aglair Fernandes, explica que a educação deve atuar como transformadora do sujeito para incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. “O trabalho de desenvolver a criança desde cedo, aos seis anos de idade, é fantástico. Eu tenho notado o compromisso dos professores, que recebem o projeto com alegria, afinal eles podem inovar e propor desafios aos alunos. Os professores são fundamentais para o sucesso do JEPP, pois são eles que aplicam no dia a dia, sendo também, eles a peça mais importante do projeto. É visível a satisfação deles em realizar as atividades propostas no material”, comenta.

A ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, implantando em BC, em maio de 2017.

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos” – JEPP é desenvolvido pelo Sebrae SC, em parceria com a Prefeitura

Confira os cursos ministrados de acordo com o ano letivo:

  • 1º ano – O mundo das ervas
  • 2º ano – Temperos naturais
  • 3º ano – Oficina de brinquedos ecológicos
  • 4º ano – Locadora de produtos
  • 5º ano – Sabores de cores
  • 6º ano – Ecopapelaria
  • 7º ano – Artesanato sustentável
  • 8º ano – Empreendedorismo social
  • 9º ano – Novas ideias, grandes negócios
Botão Voltar ao topo