Prefeitura oferece teste rápido para diagnosticar tuberculose

A Secretaria de Saúde (Semsad) de São Leopoldo já está utilizando, no Centro Médico Capilé, o aparelho de teste rápido para a tuberculose que realiza o diagnóstico em apenas duas horas. Antes, o exame de escarro era enviado para Porto Alegre e o resultado demorava de 2 a 3 meses. Para realizar o exame, os cidadãos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ofereçam Estratégia da Saúde da Família. O material colhido é encaminhado para o laboratório do Centro de Saúde Capilé.

Entusiasmado com a novidade, o prefeito Ary Vanazzi e o secretário da Saúde Ricardo Charão, visitou na tarde do dia 19 o laboratório onde são feitos os exames. “Trata-se de um grande avanço que estamos proporcionando ao cidadão, especialmente aos mais pobres, que são as principais vítimas da tuberculose. Muitas pessoas não faziam o procedimento por ser demorado”, ressaltou Vanazzi.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose é a principal doença infecciosa do mundo e está diretamente associada com as más condições econômicas.

Teste rápido molecular

O aparelho é operado pelo bioquímico André Dewes, que acompanhou a vistoria ao lado do prefeito. O novo teste é automatizado, simples, rápido, de fácil execução pelo laboratório do Centro Médico Capilé. Ele detecta simultaneamente o Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampisina (RIF), diretamente no escarro, em aproximadamente duas horas.

Como o usuário deve proceder

A enfermeira Patrícia Pires, do Programa de Tuberculose da Semsad, informa que para fazer o exame do escarro basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Não é preciso encaminhamento médico. As principais medidas de controle são o diagnóstico e o tratamento corretos. O exame dos contatos (familiares, por exemplo) para prevenção do desenvolvimento de novos casos também é um fator imprescindível no controle da doença.

Sinais e sintomas:

Informações da PMSL

Sair da versão mobile