Nos dias 06, 07 e 08 de abril a sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim na Casa de Cultura Mario Quintana recebe a segunda edição da Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade que promove exibição de filmes e oficinas para crianças e adultos, tudo com entrada franca. Com financiamento do Pró-CulturaRS/Fundo de Apoio à Cultura e Secretaria de Cultura do Estado do RS, produção da Okna Produções, apoio da Virada Sustentável de Porto Alegre e Programa de Alfabetização Audiovisual, e patrocínio master da Braskem, a Semente tem como objetivo sensibilizar as crianças ao tema da sustentabilidade semeando um olhar pró-ativo e responsável instigados pelos filmes. Serão exibidos programas de curtas-metragens que inserem os pequenos neste universo, estimulando uma consciência sobre meio ambiente, ecologia, cidadania e,diversidade cultural e direitos humanos.
A curadoria dos filmes é assinada por Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, e parceira também da primeira edição da Mostra. Luiza faz parte do Grupo Nacional Cultura Infância, que atua no sentido de estimular ações culturais para as crianças na sociedade civil e governos municipais, estaduais e federal. Para instigar ainda mais os pequenos espectadores estão programadas sessões comentadas com realizadores convidados para um bate-papo sobre o tema e as obras exibidas.
Foram selecionados 18 curtas-metragens, exibidos em três programas e sessões diárias. Nas sessões das 15h30, o evento recebe realizadores convidados que integram bate-papo com o público. Na sexta-feira, os expectadores podem acompanhar a sessão de “Bola de Trapos”, de Carlos Avalone (SC); no sábado, os gaúchos Guto e André Bozzetti conversam sobre “A Roupa Nova do Papai Noel” e no domingo, Kurt Shaw (SP) encerra a programação com a exibição de “Nossa vida no Amazonas: uma resposta às crianças”, seguida de bate-papo.
Além da programação na sala de cinema, o evento oferece atividades complementares para estimular não apenas os pequenos mas também os adultos. No sábado, 07 de abril, das 10h às 12h, ocorre o seminário Os filmes como ferramenta de aprendizado: um olhar de pais, professores e realizadores, mediado por Maria Angélica Santos, do Programa de Alfabetização Audiovisual. A atividade promove uma conversa com pais, educadores e realizadores que contarão suas experiências sobre o uso do audiovisual como meio de educação e aprendizagem para as crianças. Não é necessária inscrição prévia. O seminário ocorre na sala Hermes Mancilha e disponibilizará 40 vagas.
A criançada poderá participar de atividades e brincadeiras orientadas pela arte-educadora Janaina Czolpinski, que atuou na supervisão da ação educativa da Bienal do Mercosul e do Santander Cultural, e das oficinas de cinema, ministrada pelo diretor Frederico Pinto e oficina de flipbook, orientada pelo animador José Maia. Para as oficinas, é necessário preencher o formulário de inscrição que está disponível na página do festival no Facebook. Os workshops tem 20 vagas cada um e ocorrem na Sala Hermes Mancilha. Todas as atividades da Semente têm entrada franca. Para saber mais, acesse: facebook.com/sementemostrainfantil