DestaqueSaúde

Como o rótulo dos produtos afeta sua saúde

Já olhou para o rótulo de um produto e não entendeu o que estava nele? Como saber quais benefícios um alimento traz à dieta de cada indivíduo? No Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7), a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) explica a importância que a compreensão do rótulo tem para a saúde.

Pode não parecer, mas compreender o rótulo pode ter um grande impacto para a saúde, principalmente quando se trata de alimentos. Tendo acesso às informações adequadas, cada pessoa pode escolher o produto mais apropriado às suas necessidades.

“O consumidor está cada vez mais atento não só à qualidade dos produtos que leva para casa, mas também ao seu efeito no organismo e consequências à dieta. Por isso, ele exige, com razão, informações mais precisas a respeito dos alimentos”, afirma Carlos Alberto Nogueira de Almeida, membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Nesse sentido, a ABRAN propôs à Anvisa, um novo modelo de rótulo, o Nutri-score, que avalia cada alimento de acordo com sua densidade nutricional. Ao fazer um balanço completo entre os nutrientes considerados “positivos” e “negativos” em cada 100g, é possível mostrar o resultado da combinação das suas características. O resultado é apresentado em um sistema de letras e cores que não limita ou restringe o consumo de determinados nutrientes e facilita a compreensão.

“Não existe uma regra que defina qual alimento é melhor ou pior, já que cada um possui espaço dentro de uma dieta equilibrada e cada pessoa possui necessidades nutricionais diferentes. O objetivo do rótulo deve ser facilitar a escolha para que o indivíduo possa adquirir o produto mais adequado”, explica Almeida.

Publicidade
Botão Voltar ao topo