Variedades

Garanta o bom funcionamento do seu smartphone

Dicas para liberar espaço sem perder arquivos

Seu celular sempre trava e apresenta a mensagem de “pouco espaço de armazenamento”? Com certeza, o excesso de fotos, vídeos e outros arquivos têm uma parcela de culpa. Afinal, se ele estiver com mais de 70% do espaço utilizado, por mais potentes que sejam a memória e o processador, provavelmente, ficará bastante lento. A dica de ouro é: faça limpezas pelo menos uma vez ao mês. Exclua o que não for mais necessário e transfira o que for relevante para plataformas de nuvem on-line. Além de manter o bom funcionamento do smartphone, esse sistema também evita a perda dos componentes, pois estará sempre disponível on-line, de qualquer dispositivo que você acessar. Conheça algumas das alternativas que podem ser usadas a seu favor nesse sentido:

Google Drive: Um dos pontos positivos em escolher o produto da Google, é que ele está integrado juntamente com suas contas e dispositivos. Caso o seu telefone móvel seja Android, o programa já vem instalado. Essa opção oferece 15GB gratuitos, sendo possível organizar em pastas e compartilhar com outros usuários. Quer um plus? Por apenas US$ 1,99 é possível ter 100 GB para guardar milhares de fotografias, tranquilamente.

DropBox: Um dos preferidos e mais antigos no segmento, o DropBox é compatível com praticamente todos os sistemas. Apesar de ceder apenas 2GB gratuitamente, tem uma proposta diferente: quanto mais pessoas você indicar para usar o serviço, mais espaço ganha. O ponto negativo é que não disponibiliza ferramentas que permitem editar arquivos diretamente do site, diferentemente do Google Drive. Sendo assim, caso queira mudar um texto no Word, por exemplo, o usuário deve baixar o item e depois upar novamente.

iCloud: Com ótimas funcionalidades, o iCloud é exclusivo para clientes da Apple. Com isso, caso queira usar, é necessário ter um iPhone e iPad, sendo que pelo Macbook é possível apenas visualizar o que está hospedado na nuvem. O cliente tem apenas 5GB para usá-lo de graça, mas pode fazer um upgrade por apenas US$ 0,99 e desfrutar de mais 45GB.

Outras dicas:

  • Ao invés de baixar músicas, séries e filmes no aparelho, prefira usar serviços de streaming como o Netflix e Spotify, que consomem menos;
  • Excluir componentes e aplicativos pode ser um tanto perigoso para quem não entende totalmente de tecnologia. Por isso, o Clean Master pode ser uma boa saída. O app limpa tudo aquilo que é desnecessário e o otimiza.
  • Está em muitos grupos no Whatsapp? Uma dica é desativar a função que permite fazer download automático dos documentos compartilhados.

Lançada no fim de 2016 pelo empresário e empreendedor José Alves Braga Neto (ex-agência Hyperativa), a nerd2.me oferece uma proposta diferente para o mercado brasileiro: levar o nerd particular – aquele ou aquela pessoa que tem conhecimentos avançados em tecnologia capaz de ajudar os outros – para resolver problemas técnicos de forma rápida e descomplicada. Funciona assim: o solicitante acessa o site, descreve o caso e passa os dados para contato. Em seguida, a equipe filtra o melhor profissional para auxiliar e os dois passam a conversar. A partir de então, é combinado com o cliente data, horário, valores e ponto de encontro – que pode ser em casa ou em algum lugar público, como um café. O pagamento do serviço é realizado online diretamente para empresa, após o atendimento ser concluído.

Botão Voltar ao topo