Sobram vagas para formação de jovens aprendizes em Caxias do Sul
Centro Administrativo recebe Feira de Oportunidades da Aprendizagem Profissional
Instituições formadoras apresentaram programas para empresários de Caxias do Sul
O auditório e o saguão do segundo andar da prefeitura receberam a Feira de Oportunidades da Aprendizagem Profissional nesta terça-feira (24/04), Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Empresários e profissionais de Recursos Humanos tiveram a oportunidade de esclarecer pontos sobre a inserção dos jovens no mercado do trabalho.
O evento foi realizado pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), como uma das ações do Fórum da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, colegiado liderado pelo Ministério do Trabalho.
“Necessitamos dessa aproximação de empresas e instituições, no sentido de valorizar a aprendizagem profissional e visar ao efetivo cumprimento da lei de aprendizagem”, explica o titular da Coordenadoria, Lucas Guarnieri.
Oito instituições formadoras de jovens aprendizes apresentaram seus cursos e programas. Na sequência da feira, uma audiência pública para esclarecer a lei federal e o Plano Nacional da Aprendizagem Profissional foi ministrada pela auditora fiscal do Trabalho e coordenadora da aprendizagem e erradicação do trabalho infantil do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul, Denise Brambilla Gonzales.
Conforme Denise, o total de cotas de aprendizagem em Caxias do Sul é de aproximadamente quatro mil vagas, mas apenas 2,8 mil estão preenchidas. Ela ressalta que ações como a Feira são importantes para divulgação desse espaço do mercado de trabalho. “Eventos assim mobilizam empregador, entidades formadoras e sociedade em geral. A aprendizagem profissional é essencial tanto para o jovem, que vai entrar no mercado já qualificado, como para a empresa, que vai ter sua mão de obra especializada”, disse.