DestaqueGastronomia

Qual a diferença entre cacau em pó, chocolate em pó e achocolatado?

O cacau é um fruto tropical de uma árvore chamada Teobroma Cacao, cultivada principalmente no México, América Central e do Sul. Em seu estado natural, as sementes do cacau são extremamente amargas. As sementes (ou amêndoas) do cacau são fermentadas, desidratadas e torradas, e então partidas e delas são extraídos os nibs do cacau. Os nibs são moídos até se transformarem em uma massa, também conhecida como liquor, parecido com um purê de cacau. Dessa massa é extraída a gordura ou manteiga do cacau e a parte sólida é transformada em pó para ser comercializada como cacau em pó ou utilizada para a confecção de chocolate, chocolate em pó ou achocolatado. O cacau em pó possui a característica de ser bem amargo, porém rico em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos à nossa saúde. Pode ser utilizado para o preparo de diversas receitas, como bolos, pudins, chocolate quente e até mesmo brigadeiro.

Qual a diferença entre cacau em pó, chocolate em pó e achocolatado?

Publicidade

O cacau em pó é o mais natural, não sofrendo acréscimo de outros ingredientes em sua composição, como açúcar, por exemplo. É o que possui mais benefícios à saúde, pois possui mais sólidos de cacau e menos manteiga, porém é mais amargo que o chocolate em pó. Muitas receitas pedem cacau em pó sem açúcar (também chamado de cacau natural), que é mais amargo e com um sabor intenso de chocolate, sendo muito utilizado em brownies e bolos. O cacau em pó alcalinizado sofre um processo que neutraliza os seus ácidos naturais, o que faz com que tenha um sabor mais suave. Esse processo reduz os compostos antioxidantes do cacau, fazendo com que se torne menos saudável. Os dois tipos não são totalmente substituíveis entre si, já que o cacau em pó alcalinizado tem um pH neutro e é mais indicado para receitas que utilizem fermento em pó; já o cacau em pó natural pode ser utilizado em receitas que utilizem bicarbonato, já que ele reage com a substância, fazendo com que a massa cresça mais.

O chocolate em pó possui mais manteiga de cacau e outros ingredientes, como açúcar e aditivos químicos. É o mais comumente utilizado em confeitaria, principalmente para preparar bolos e brownies. Olhe sempre o rótulo e dê preferência ao chocolate em pó com maior teor de cacau e menos açúcar. Já o achocolatado possui muito mais açúcar, aditivos como aromatizantes, solubilizantes e corantes, o que faz com que não tenha muitos benefícios à saúde.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios