ATUALVariedades

Cuidados ao lavar tênis na máquina

Uma das principais perguntas que ainda pairam no ar é: posso lavar o tênis na máquina de lavar? Há alguns anos a resposta seria não, mas hoje grandes marcas vêm fabricando calçados que podem ser limpos neste tipo de equipamento doméstico, levando em consideração alguns cuidados. É claro que excluímos desta lista tênis em couro ou camurça, que precisam de tratamentos especiais. Pensando em como solucionar esta questão, separamos dicas importantes da especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano.

O primeiro passo é olhar a etiqueta do tênis e verificar se está liberada a limpeza em máquinas de lavar. Feito isso, é importante retirar os cadarços e as palmilhas, que são lavadas separadamente. Você pode utilizar detergente ou sabonete neutro, e limpar os itens com o auxílio de uma escovinha com cerdas macias. Se os cadarços forem brancos e estiverem muito encardidos, vale a pena deixar de molho por uma hora em alvejantes não clorados. Em seguida, estenda para secar a sombra. “É importante não colocar os cadarços e principalmente as palmilhas na máquina, pois podem ser danificados com certa facilidade”, revela Marinês Cassiano.

O próximo passo então é separar os tênis coloridos dos brancos, assim como fazemos com as peças de vestuário. Antes de colocar na máquina, vale a pena utilizar a mesma escova com cerdas macias para remover o excesso de sujeira, utilizando água e detergente ou sabão neutro. Para não prejudicar o tecido e a costura, o indicado é colocar os tênis em sacos de proteção ou até mesmo dentro de uma fronha, sempre com a língua para fora. “A recomendação é que os tênis sejam lavados com água fria, pois a água quente pode deformá-los. Mas você não pode colocar apenas tais itens na máquina. Opte por peças da mesma cor, que não sejam tão delicadas e nem tão pesadas. Neste caso, jeans podem ser uma ótima opção. Além disso , é essencial colocar no ciclo de lavagem delicada. Após a lavagem, você pode tirar o excesso de água com uma toalha branca seca”, revela a especialista da 5àsec.

Vale lembrar que centrifugar está liberado, mas utilizar a secadora não. O calor da máquina pode danificar e deformar o calçado, dependendo do tipo de tecido em que foi fabricado. O ideal é planejar a limpeza dos tênis com antecedência e sem pressa, já que dependendo das condições climáticas, pode ser que eles levem dias para secar. Para finalizar, coloque para secar na sombra. “Em caso de calçados com detalhes em pedraria, bordado, apliques ou logos impressos ou não costurados, a recomendação é que sejam enviados a uma lavanderia especializada que saberá como efetuar a limpeza da peça da melhor maneira possível, sem prejudicar o tecido e os adereços”, explica Marinês Cassiano.

Tags
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios