Vinícolas uruguaias se preparam para o festival da poda em julho

Após a vindima, a poda é considerada um dos processos mais importantes do setor vitivinicultor, e no Uruguai ele é aberto ao público por algumas vinícolas. “A poda é um dos eventos mais expressivos da produção em uma vinícola, assim como a colheita, esse processo deve ser experimentado”, diz Diego Spinoglio, proprietário da Bodega Spinoglio.

Um momento tão crucial para a vinha que define verdadeiramente o destino de cada parcela”, completa Margarita Carrau, sócia-proprietária da Cerro Chapéu. O Festival de Poda começou em 2009, e depois foi transformado em Poda e Cozinha Criolla. Julho é o mês dele e das férias de inverno, essa junção torna ainda mais interessante o compartilhar de tesouras para podar as vinhas com a família.

A associação Uruguay WineTours, por meio do selo “Los Caminos del Vino”, apresenta diversos estabelecimentos das regiões de Canelones, Maldonado e Montevidéu, onde os turistas poderão participar do momento da poda, passear entre os vinhedos e harmonizar os vinhos produzidos por cada uma das bodegas com os pratos servidos nos restaurantes da casa.  

Sobre Los Caminos Del Vino:

Criada em 2005, “Los Caminos del Vino” surgiu para unificar e consolidar o mercado de turismo de vinho no Uruguai. Fortalecer o setor vinícola e posicionar seus produtos de alta qualidade, tanto no mercado interno quanto no internacional, criando uma imagem de país produtor e exportador de vinhos finos, é o objetivo da associação.

Atualmente, aproximadamente 20% dos turistas brasileiros realizam visitas às vinícolas localizadas em Rivera, Canelones, Maldonado e Montevidéu. Desde o surgimento da associação e oficialização da atividade no país o aumento das visitas às vinícolas se mantem em crescimento, e muito desse resultado aconteceu devido o apoio da associação, que impulsionou junto à órgãos públicos o Enoturismo.

“Quando organizamos uma associação, somamos força para potencializar um setor que é promissor no país”, diz Paula Pivel, presidente de “Los Caminos del Vino”. Reconhecimento, apoio institucional das prefeituras, do Instituto do Vinho (INAVI) e Ministério do Turismo do país, bem como a divulgação em eventos e feiras internacionais, foram algumas das conquistas e benefícios dessa associação às vinícolas.

Um pouco sobre as vinícolas 

Sair da versão mobile