A Terça da Integração realizada ontem (3), alterou sua tradicional identidade para celebrar um dos fatos mais marcantes da História de São Leopoldo: a chegada do imigrantes alemães em julho de 1822. Chamada de Terça Germânica, o evento recebeu a ambientação e a culinária típicas daquela época; o depoimento de Edio Zang, empreendedor descendente de imigrantes que fundou a Viação Leopoldense; e o lançamento da Semana da Imigração Alemã. “Foi um momento muito especial, pois todos os temas tiveram relação com o nosso propósito de resgatar a cultura alemã”, ressaltou Oldemar Brahm, presidente da ACIST-SL. A banda musical da Casa Auxiliadora fez uma participação especial, tocando peças características alemãs.
O jantar foi oferecido pela República das Cervejas e pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e composto por comidas típicas. Conforme André Rotta, idealizador da República e também diretor de Cultura e Turismo da ACIST-SL, a iniciativa de homenagear os imigrantes alemães tomou uma proporção maior, uma vez que diversas instituições civis, que tradicionalmente fazem algumas ações na data, este ano decidiram juntar-se e formar uma agenda comum. Assim, surgiu a Einwanderungs Fest (Semana da Imigração Alemã em São Leopoldo). “Cada entidade fará a sua atividade, mas de um jeito integrado, visando unicamente valorizar o mês da imigração”, explica.
A Terça da Integração também recepcionou a nova associada da entidade. Jaqueline Oliveira, sócia da Influxa Consultoria e Coach, recebeu a carta de boas vindas entregue pela diretora de Relações Institucionais da ACIST-SL, Madeleine Hilbk.