DestaqueSaúde

Consumo de álcool: sinais que indicam problemas

Um assunto muito importante quando se fala de uso de álcool é detectar sinais precoces que mostrem que a pessoa está com problemas no consumo. Como o seu uso é muito natural no cotidiano da população, acabamos nos descuidando quando começam a aparecer evidências de que o uso social começa a se tornar dependência.

Publicidade

Quais são esses sinais? Um deles é a mudança de comportamento. Quando a pessoa se torna mais irritada e varia muito de humor, precisamos perguntar se está tendo um uso de álcool muito intenso ou se passou a alterar a quantidade do consumo. Estar sempre atento é essencial!

A observação do rendimento profissional e intelectual precisa ser levada em conta. Quando alguém começa a atrasar e a faltar no trabalho com frequência e traz as mais variadas desculpas, é importante investigar o que está acontecendo. Não é raro que que o uso abusivo de álcool esteja levando à perda da produtividade.

No ambiente educacional, se o jovem que antes estudava regularmente começa a piorar as notas, pode ser que o problema esteja no uso de álcool. Quanto mais precocemente formos capazes de descobrir o uso progressivo de álcool, mais chance temos de evitar consequências piores depois. A prevenção no início dos problemas de álcool é fundamental. É algo que toda família e todo médico precisam saber e praticar!

Guilherme Messas, psiquiatra especialista em Álcool e Drogas, é Professor e Coordenador do Programa de Duplo Diagnóstico em Álcool e Outras Drogas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Coordenador da Câmara Temática Interdisciplinar sobre Drogas do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.