Labirintite tem cura
A labirintite é um tema muito comentado. Ela é um processo inflamatório do labirinto associado à tontura, náuseas, sensação de que tudo em volta está rodando, desequilíbrio e vômitos. Pode acontecer por muitas coisas e não é um único fator que a gera.
Há diversas causas da labirintite, começando por doenças do próprio ouvido que podem gerar tontura e perda da audição. Há ainda outras causas, como doenças vasculares, hormonais e metabólicas, principalmente, distúrbios do açúcar, do colesterol e de triglicérides, além de infecções, distúrbios emocionais, traumas e pancadas.
O termo labirintite é então muito amplo. O principal é que, perante algum dos sintomas relatados, seja procurado um profissional da área. Nem sempre o diagnóstico feito para um conhecido (a) ou o remédio prescrito para ele (a) pode ser o mais adequado para você. Um conceito bem errado – e muito difundido – é que a labirintite não tem cura. Ela tem cura sim, mas, para isso, é necessário, identificar a causa que a gerou.
*José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo