Saúde

Alongamento diário melhora desempenho nos treinos

Você sabia que fazer alongamento diariamente pode melhorar muito o desempenho nos treinos e evitar lesões? Isso porque ele faz com que a sua mobilidade articular melhore e promove o relaxamento e recuperação do músculo. E esses fatores juntos vão beneficiar o corpo, que na hora de treinar, vai estar mais bem preparado para exercícios de impacto, peso e bastante movimento.

A professora da Bio Ritmo, Letícia Klimas, considera o alongamento parte essencial da rotina de exercícios de quem treina, principalmente para aqueles que realizam atividades físicas bastante intensas e de grande impacto. “O ideal é realizar de 15 a 30 minutos de alongamento por dia, fora do horário do treino. Muita gente pensa que aquele alongamento rápido antes ou após à atividade física são suficientes. Porém, para obter um resultado efetivo em relação à flexibilidade e mobilidade do corpo e das articulações, o alongamento deve ser feito isoladamente”, explica Letícia.

Publicidade

Mas, se você não tem tempo livre durante a semana, além do horário que reserva para o treino, a recomendação da profissional de educação física é alongar minutos antes da atividade física. “Nesse momento a ideia, além de promover um relaxamento muscular para preparar seu corpo para receber o impacto dos exercícios, é melhorar a sua flexibilidade”. Mas lembre-se, o alongamento não serve como aquecimento. Esse deve ser feito com alguma atividade aeróbica, pois o objetivo dele é fazer a transição do estado de repouso em que o corpo se encontra, para o estado de atividade metabólica, e dar condições para que o músculo produza mais energia na hora que o exercício começar.

O alongamento quando realizado após o treino, também serve como um relaxante muscular e articular. “Se a pessoa fez um treino exaustivo ou aeróbio ou de musculação/funcional, deve alongar de maneira leve a moderada, pois as articulações estarão cansadas e a chance de se machucar é grande”, explica.

A recomendação para os alongamentos são 20 segundos na mesma posição em cada exercício, para que ocorra adaptação muscular. Letícia sugere alongar os principais músculos que serão utilizados no treino. E se o alongamento for realizado isoladamente, é importante trabalhar todos os músculos do corpo, para um resultado efetivo em flexibilidade.

Publicidade

Etiquetas
Publicidade
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios