A partir de hoje, 11 empresas brasileiras participam, em Lima, da Expo Aladi, macro rodada de negócios entre empresas dos 13 países da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), entre eles Argentina, Chile, México e Panamá, além de outros países convidados da América Central e Caribe. O objetivo do evento é potencializar e diversificar o comércio intraregional. A participação brasileira é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Embaixada do Brasil em Lima.
As empresas que integram a missão empresarial concluíram o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) este ano e/ou ano passado. Uma vez cumprindo todas as etapas do Programa, as empresas são convidadas a participar de ações de promoção comercial, integrando rodadas de negócios com compradores internacionais. Depois do Peru, as empresas seguem para a etapa da Missão na Colômbia, onde se juntam a outras 30 empresas de diferentes regiões do Brasil.
Entre os setores representados na etapa Peru da missão estão alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, ferramentas agrícolas, válvulas e conexões, maquinas agrícolas, cosméticos, calçados e fundição. Na manhã da 4ª feira as empresas participaram de Seminário “Como fazer negócios no Peru”, com orientações sobre questões tributárias, econômicas e políticas do pais, perfil do consumidor, entre outras.
Em 2017, Peru representou 5,14% das exportações brasileiras para a América Latina. Na sua última edição (2017), na Bolívia, a Expo Aladi recebeu 578 empresas, sendo 44 brasileiras, e 10 importadoras também do Brasil. O resultado de negócios gerados para as empresas iniciantes no mercado internacional foi de U$ 21,54 milhões em negócios imediatos e previstos para os 12 meses subsequentes, com 421 contatos comerciais registrados.