46º São Paulo Fashion Week recebe os pequenos negócios
A 46º São Paulo Fashion Week inicia um novo ciclo, tendo como base o conceito “Transposição”. A proposta é ir além de suas convicções e certezas e reinventar a direção em relação ao futuro. Compartilhando valores, o Sebrae se firma em mais uma edição da maior semana de moda da América Latina para incluir no grande mercado da moda as pequenas empresas do setor.
Os pequenos negócios representam 98,5% das empresas do país, respondem por 54% dos empregos formais e também estão conquistando espaço na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado. “O SPFW se encaixa perfeitamente no projeto do Sebrae de apoiar as empresas da moda a se desenvolver e conquistar novos mercados, até fornecendo para grandes marcas. Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados para o setor”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
O projeto “Contextualizar na Moda III”, parceria entre o Sebrae e Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), levará ao evento mais de 200 empresários donos de pequenos negócios. Eles terão a oportunidade de participar de intensa programação de troca de experiências, rede de contatos, palestras personalizadas, desfiles comentados, lançamentos exclusivos e conhecer os bastidores da semana de moda. Os empreendedores ainda terão atividades exclusivas: o Sebrae promoverá visita externa a uma empresa-case da moda e levará o grupo ao backstage.
Na terça-feira (23), às 17h30, no ARCA, acontecerá o Top Five, um dos desfiles mais tradicionais da semana de moda, também fruto do projeto do Sebrae e In-Mod. As marcas Karine Fouvry Resort, LED, Vankoke, Borana e Studio Kalline recebem consultorias de grupo multidisciplinar que as auxilia na estruturação das coleções e produtos, na formatação de preço, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. Por meio desta oportunidade, ganham visibilidade e perspectiva de alavancar novos negócios.
O Cartel 011 vai marcar presença pela 2ª vez no evento. O consolidado marketplace vai operar a popup store e apresentará peças de moda e design, incluindo em seu mix curadoria de nove marcas indicadas pelo Sebrae em parceria com a organização do evento. As marcas selecionadas para a 46ª edição são: Alana Tenorio (AL), Caleidoscópio (AL), Lucia Bastos (AL), Flor Silva (AM), Catarina Mina (CE), Diwo (MG), Fe Lis (MG), Nuu Shoes (MG), O Jambu Bags (MG), Deura Mello (PI), Barbarah (RJ), Carol Mac Dowell (RJ), Marisa Mattua Portela (RJ) e Oden (RS).
Projeto Estufa e Lounge Sebrae
A 46ª edição vai receber o Projeto Estufa, plataforma para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir. A proposta é promover a reflexão a partir de conteúdos artísticos, estéticos e de conhecimento com uma agenda que inclui exposição, desfiles, masterclasses, talks, feira de startups e labs. Assim, empreendedores poderão se conectar com lideranças criativas. Novas economias, fronteiras da tecnologia, materiais, mindsets e comportamentos serão abordados nas masterclasses que acontecerão no Farol Santander. Apresentado pelo Santander, a iniciativa conta com patrocínio da Jeep, C&A, Movimento Sou de Algodão e Sebrae.
Para completar a programação, o longe do Sebrae contará com atividades para atender os empreendedores que visitarão o evento. De terça (23) a sexta-feira (26), o espaço receberá ações do Projeto Estufa, como os pitches de startups da cadeia de moda e matchmakingsentre startups e empresários. Sempre às 16h haverá uma palestra: a WGSN Expert, empresa de previsão de tendências, vai falar nos 23, 25 e 26; enquanto a agência Approach vai abordar a comunicação de propósito, marcas e marketing de causas no dia 24. Para fechar, todos os dias, às 17h30, acontecerá um bate-papo sobre os desfiles do dia e o que está por vir na semana.