Relaxar embaixo de uma ducha de água quentinha pode ser bem aconchegante, mas acaba sendo muito prejudicial ao cabelo. Segundo Murilo Cavalcante, hair stylist do Duo Jardins, a prática pode trazer mais oleosidade para o seu couro e, com isto, problemas futuros. “O recomendado é sempre evitar temperaturas elevadas quando for lavar seus fios, buscando o equilíbrio. Quanto mais natural for a água, mais brilhosos ficarão seus cabelos”, explica o profissional.
Diferentemente do inverno e outono, a temperatura do ambiente aumenta na primavera e no verão, e a transpiração e oleosidade do corpo também. Consequentemente, aumenta a frequência em que lavamos nosso couro cabeludo. “Grande parte das pessoas transpiram mais nessa temporada. Suor e oleosidade excessiva sem higiene necessária podem causar doenças do couro cabeludo como caspas e dermatites. Procure sempre um shampoo/ condicionador adequado para seu couro cabeludo, pois sempre partimos de um princípio: couro saudável = fio saudável”, diz Murilo, que fez questão de frisar que os raios solares podem causar danos à madeixa. “Sempre que ficar exposta ao sol, use protetor térmicos para proteger seus fios da temperatura e, caso sejam coloridos, vai proteger sua cor e evitar que oxide.”
Murilo também dá dicas de diferentes cores que podem ser combinadas ao longo do ano pelas mulheres adeptas das mudanças de visual. “Nos dias de hoje, grande parte das mulheres perderam o receio de mudar; elas são muito mais versáteis e buscam sempre uma nova aparência que expresse seu estado emocional”, conta o hair stylist. “É comum no inverno elas usarem raízes mais escuras e tons mais caramelos e avelãs, com quantidade de reflexos razoável para não ficar muito claro. Logo em seguida, chega a primavera e a busca para clarear o cabelo já começa, visando iluminar mais ainda quando o verão chegar”, acrescenta.
Para ele, a naturalidade tem tudo a ver com a atual estação: a primavera. “A tendência mais usual agora é manter o baixo contraste entre a sua cor natural e a desejada para seu look. Você pode até escolher um tom mais claro, mas sempre mesclando com o seu natural e mais um tom intermediário visando diminuir esse contraste. Assim, você manterá um look moderno mas, ao mesmo tempo, natural. Em cabelos escuros busque a mistura de tons como avelãs, loiros acobreados, tons mel e doce de leite; não esqueça de deixar a raiz escura e natural. Já as loiras podem abusar em tons dourados e em alguns pontos com fios perolados.”