Enem 2018: candidato que esqueceu a senha pode solicitar uma nova
Faltando cinco dias para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (2018), os candidatos já podem emitir o Cartão de Confirmação com o local onde vão fazer os exames nos próximos domingos, 4 e 11 de novembro. Não é incomum que na hora de entrar no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para confirmar a inscrição, ocorram alguns problemas. Um deles é quando a mensagem “Dados Inválidos” aparece, logo no momento do login. O segredo é manter a calma: se essa mensagem apareceu para você, significa apenas que a senha inserida está incorreta, isto é, não é a mesma cadastrada no ato da inscrição.
O primeiro passo é tentar inserir novamente a senha, para garantir que não houve nenhum erro de digitação. Se não der certo ou se o candidato não se lembra da senha que cadastrou, pode criar uma nova. O Inep oferece três opções para recuperação de senha no próprio sistema. Confira, abaixo, o passo a passo do Inep para cada uma delas:
Esqueci a senha
- Acesse a Página do Participante
- Informe seu CPF, responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”
- Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo, responda ao desafio e clique em “Enviar nova senha por e-mail”
Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado
- Acesse a Página do Participante.
- Informe seu CPF, responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”
- Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo
- Se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”
- Na tela seguinte, confira se o número do celular está certo
- Responda ao desafio e clique em “Enviar nova senha por SMS”
Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail e ao celular cadastrado
- Acesse a Página do Participante
- Informe seu CPF, responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”
- Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo
- Se você não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”
- Na tela seguinte, confira se o número do celular está certo
- Se você não tem acesso ao telefone apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este telefone celular”
- Na tela seguinte, altere seus dados de contato. Preencha os campos solicitados, responda ao desafio e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”
- A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado