ATUALCASANEWSDestaque

Gabi Aude dá dicas de decoração de Natal

A decoração da casa é uma das mais queridas tradições natalinas, tendo até dia para ser montada: dia 30 de Novembro. Nessa data, famílias tiram das caixas as árvores, bolas de natalinas, capas de almofadas e diversos ornamentos para colorir o lar e dar boas-vindas às festividades. Porém, às vezes, a tradição pode – e deve – ser mudada. A arquiteta Gabi Aude, apresentadora do canal no YouTube Decorando, adora as diversas maneiras engenhosas com as quais é possível transformar o décor da casa durante o Natal – principalmente as que fogem do óbvio, repletas da personalidade do morador. Por isso, decidiu compartilhar algumas de suas dicas para inovar e entrar no clima festivo com força total.

natal 1 312x468 - Gabi Aude dá dicas de decoração de Natal

1. Aposte em uma paleta de cores nova

“Verde e vermelho representam a tradição natalina e são lindos assim! Porém, podemos criar paletas de cores criativas e tão belas quanto com outros tons”, recomenda Gabi. A substituição de cores é uma maneira simples de inovar na decoração, sem sair demais da zona de conforto e da tradição natalina. Uma das combinações favoritas da arquiteta é azul e branco. Eles refletem sofisticação, mantendo a característica lúdica da época. Os tons lembram neve, paz e tranquilidade, sendo uma combinação em ambientes mais contemporâneos e sofisticados. “Os tons metálicos também nunca saem de moda”, aconselha. Prata e dourado são opções atemporais para aproveitar em vários natais em família, iluminando a casa e convivendo bem com o estilo decorativo já existente.

2. Crie enfeites com as crianças

A essência do Natal é a comunhão familiar. Criar os próprios enfeites, principalmente quando há crianças na casa, é uma maneira divertida de unir a todos em torno da comemoração. “Os enfeites feitos em casa são ótimos para personalizar ainda mais o décor. Eles deixam a casa com o estilo e desejo dos moradores”, explica Gabi. A imaginação não impõe limites! É possível produzir com pouco, usando papel, tesoura e barbante para, por exemplo, recortar estrelas e flocos de neve que podem ser penduradas pela casa, ou então guirlandas dos mais diversos materiais para as portas e janelas.

3. Decore também a área externa

Fachadas decoradas dão boas-vindas às festividades e também aos convidados. Mais comum na América do Norte, é um hábito divertido à ser importado para as casas e apartamentos brasileiros. Para quem tem dúvidas do que fazer, os pisca-piscas são coringa: podem ser usados pendurados na sacada, por exemplo, ou em janelas. É nos jardins que eles brilham de maneira diferente, com a possibilidade de envolverem troncos de árvores e outras plantas. “Quem tem uma sacada pequena com um gradil pode pendurar luzinhas na varanda e brincar com uma iluminação criativa e interessante. No jardim, a família pode se juntar para decorar árvores e arbustos, com laços nas plantas que dão um toque bacana”, aconselha Gabi. O espaço externo também pode receber lanternas de chão cheias de bolas de Natal, guirlandas e o que mais a inspiração deixar.

natal1 312x468 - Gabi Aude dá dicas de decoração de Natal
4. Tire a árvore do chão

Em alguns momentos, vale se desprender do conceito tradicional de árvore no chão, principalmente se a casa é pequena. O pinheiro pode aparecer em cima de uma mesa lateral ou em uma versão em miniatura na estante de casa. Para valorizar o clima natalino, a pedida é usar e abusar dos pisca-piscas, por exemplo. No lugar da árvore, também é possível fazer um centro de mesa despojado com guirlandas, pinhas, pau de canela e cerejas falsas, bem vermelhas.

5. Decore até o teto

Sem exageros, até o teto pode receber decoração! Se há um lustre bonito em casa, é possível adorná-lo com guirlandas, um grande coringa do décor natalino, e laços dos mais diversos tipos. As estrelas e flocos de neve feitos com as crianças podem ser usados para criar móbiles e pendurá-los no canto da sala. Ornamentos de vidro também podem ser usados para criar esse tipo de adorno pendente.

Artigos relacionados