Poeta, cancionista e doutor em Escrita Criativa Aplicada à Canção (UFRGS), Ricard Serraria apresenta tal intervenção em que são usados instrumentos de percussão, um violão e um sampler. A canção e a palavra ganham uma dimensão sensorial quando diversas paisagens sonoras são criadas através dos instrumentos e da voz. No repertório, autores como Paulo Leminski, Wally Salomão, João Cabral de Melo Neto, Mário Pirata, Lenine, Racionais MC´s, Chico Buarque e ainda canções de Richard Serraria.
Trata-se de um show autônomo e solo, com uma dimensão poética, musical e visual bem estruturadas – interligadas de forma a compor um todo bastante impactante: um músico, um violão, percussões e um sampler, poesia diversa e muitos universos sonoros. É um solo poético que parece uma banda inteira. Um espetáculo dinâmico, experimental e ao mesmo tempo bem equilibrado que prende a atenção até o último poema.
O Plano Anual de Atividades 2018-2019 da CCMQ tem incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, gestão e planejamento da Cida Cultural e realização da Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e do Ministério da Cultura/Governo Federal.
Ficha Técnica:
- Cantor, compositor, músico e poeta: Richard Serraria
- Produtora executiva: Isadora Pisoni
- Sobre o artista:
Richard Serraria, poeta e cancionista porto alegrense ligado à expressão e pesquisa da palavra poética em suas diferentes versões: canção, rap, poesia pura no gogó, Poesia para todo Sampler, vídeo poesia, poema cartaz, slam poetry, livro objeto, falavra tambor, griotioralitura, tese acadêmica, performance.
Graduado em Letras com Mestrado na Poesia Brasileira, 5 Prêmios Açorianos, fundador da Bataclã FC (3 discos lançados desde 1997 até 2017), Alabê Ôni (um DVD lançado em 2013 e um CD em 2018) e com trabalhos solo lançados em 2008 (Vila Brasil), 2010 (O grande tambor), 2011 (Pampa Esquema Novo) e em 2017 (Mais Tambor Menos Motor). Doutor em Estudos de Literatura pela UFRGS em julho de 2017 com a tese “MAIS TAMBOR MENOS MOTOR e a criação de canções”, relato do processo de Escrita Criativa aplicado à canção contendo entrevistas com cancionistas, tamboreiros, produtores musicais, poetas, luthiers e rappers.
Serviço – Performance “Poesia para Todo Sampler”:
- Data: 22 de novembro (quinta-feira)
- Hora: 19h
- Local: Sala Carlos Carvalho
- Entrada gratuita com distribuição de senhas uma hora antes.