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Dicas do Sebrae para boas vendas na Black Friday

A Black Friday acontece sempre no final do mês de novembro e já se tornou uma data forte no calendário dos lojistas brasileiros. O comércio vende seus produtos a um preço mais acessível e os clientes aproveitam as promoções. Este ano, a data será comemorada nesta sexta-feira (23) e a expectativa é que o resultado seja positivo, inclusive para os pequenos negócios. Pensando nisso, o Sebrae reuniu algumas dicas importantes para auxiliar donos de micro e pequenas empresas físicas e virtuais para aproveitarem esse momento, aumentarem as vendas e conquistarem novos clientes.

De acordo com o especialista em empreendedorismo do Sebrae, Enio Pinto, ferramentas como e-commerce, redes sociais e o WhatsApp merecem atenção especial, já que, segundo a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae, 51% de mais de seis mil empreendedores ouvidos declararam que o comércio terá maior potencial de crescimento por meio eletrônico do que pela forma tradicional. Os indicadores do estudo mostram que, atualmente, grande parte das empresas já utilizam aplicativos de mensagens para se comunicar com seus clientes.

O levantamento também apontou que as redes sociais e o app de conversas instantâneas são as ferramentas mais usadas pelas MPE na divulgação de produtos e serviços, além de serem elos que permitem estreitar o relacionamento com os clientes e ampliar vendas. A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE, sendo que o maior avanço ocorreu no uso das ferramentas digitais, em especial no caso do Whats App e do Facebook. A quantidade de empresas com perfil na rede social passou de 37% para 40%, enquanto o aplicativo é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente “on line” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).

Dicas do Sebrae:

Lojas virtuais:

  • Mantenha o site atualizado;
  • Facilite o preenchimento dos pedidos;
  • Deixe clara a política de troca e devolução;
  • Informe o estoque disponível;
  • Coloque à disposição contatos telefônicos, chats ou e-mails para esclarecer dúvidas;
  • Respeite o código de defesa do consumidor;
  • No caso de vendas nas lojas virtuais comunique os clientes previamente sobre a promoção através das redes sociais e outros meios de comunicação (Facebook, Instagram, e-mails e SMS).

Lojas físicas:

  • Prepare as vitrines de forma organizada e que chame a atenção dos clientes;
  • Capacite sua equipe de atendimento/vendas;
  • Separe os produtos por categorias, tamanhos e preços;
  • Confira a quantidade dos produtos disponíveis no estoque;
  • Defina a política de troca;
  • Facilite a forma de pagamento, ofereça meios de pagamentos (sempre mais de uma bandeira de cartão de crédito).
  • Capacite seu time de vendas para que tenha na ponta da língua todas as regras do seu negócio: mercadorias, devoluções para que a venda aconteça a bom termo.

“Uma dica é válida para negócios virtuais e físicos: Não engane o consumidor na Black Friday. O cliente deve sentir que está levando vantagem ao adquirir aquele produto durante o período”, alerta Enio Pinto.

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