Os projetos de municípios gaúchos que fizeram diferença em 2018 foram reconhecidos na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira (26), em Porto Alegre. A distinção é uma forma de reconhecer os gestores municipais que tenham implementado proposições com resultados comprovados de estímulo ao crescimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico dos municípios. O governador José Ivo Sartori marcou presença no evento, em meio a um público com 300 pessoas entre autoridades, prefeitos e empreendedores.
Neste ano, 94 projetos foram habilitados e avaliados entre 68 cidades gaúchas neste semestre. Deste total, 25 concorreram na final. A premiação ocorre na etapa estadual em oito categorias e os vencedores concorrem na etapa nacional. Cada prefeitura tinha direito a inscrição de dois projetos.
Após a palestra do cientista político e professor do Insper, Fernando Schüler, seguiu a premiação por categoria. Entre as prefeituras premiadas, na categoria “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Rio Grande do Sul” o vencedor foi Novo Hamburgo – Fatima Daudt ; com 2° Lugar – Torres – Carlos Souza e 3° Lugar – São Marcos – Evandro Carlos Kuwer. Para “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” levou o prêmio Farroupilha – Claiton Gonçalves; para categoria “Inovação e Sustentabilidade” ganhou Frederico Westphalen – José Alberto Panosso; para “Pequenos Negócios no Campo” ganhou Bento Gonçalves – Guilherme Pasin; em “Desburocratização e Implementação da Redesimples” Lajeado – Marcelo Caumo; em “Empreendedorismo nas Escolas” o premiou seguiu para Campo Bom – Luciano Orsi; e para “Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual” foi São Marcos – Evandro Carlos Kuwer.
Em edições anteriores, na 7ª edição 2011/2012, o então prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, foi vencedor nacional na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural. Também em 2010, ganhou o prêmio na edição estadual, na categoria Médios e Grandes Municípios. Em seu pronunciamento, o governador destacou o importante trabalho dos prefeitos, que muitas vezes não tem o reconhecimento dos projetos implementados, mas que em cada município, fica o legado deixado em sua comunidade. “Se hoje estão aqui foi porque fizeram um trabalho que fez a diferença para suas comunidades”, destacou. Também enfatizou que, com a participação e solidariedades de todos, o Rio Grande do Sul vai encontrar o seu caminho. “Precisamos fazer o que precisa ser feito se quisermos um futuro melhor para o nosso estado. A responsabilidade da transformação é de todos”, mencionou Sartori.
Desde 2011, em todo o Brasil, o Sebrae promove a iniciativa e somente no Rio Grande do Sul, as categorias que tiveram destaque, pelo número de projetos inscritos, foram a de Pequenos Negócios no Campo e a de Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.
O prêmio é uma realização do Sebrae com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação dos Tribunais de Contas, Instituto Rui Barbosa (IRB), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Centro de Liderança Pública (CLP), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (COnsad) e Observatório Social do Brasil (OSB).