Foi aberta oficialmente na última sexta-feira (14/12) a Vindima no município de Vale Real, no Vale do Caí. O evento ocorreu no salão da Sociedade São Pedro, de Forqueta Baixa, e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades ligadas ao meio rural, extensionistas da Emater/RS-Ascar e agricultores, entre outros. Para a safra que se inicia a expectativa é de que se colha em torno de 17 toneladas de uvas por hectare, mantendo a média do ano anterior.
Em Vale Real são 110 produtores que, juntos, cultivam uma área de cerca de 350 hectares, sendo mais de 80% da produção das variedades Niágara Rosa ou Branca. “Devemos colher cerca de 6 mil toneladas da fruta nessa safra”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar de Vale Real, Osvaldo Duz. “Entre as variedades que já estão sendo colhidas destaca-se a Vênus, que não possui sementes e se apresenta ideal para a elaboração de doces como cucas”, completa Duz.
O agricultor Dorival Simoni, de Vale Real, é um dos que produz a uva Vênus. “Essa uva aos poucos está se popularizando, as pessoas estão descobrindo ela por ser doce, escura, com boa textura”, observa o produtor. Em sua propriedade há 0,8 hectares da variedade, que deve produzir um total de 12 toneladas. “A expectativa para esta safra é boa, a divulgação tem aumentado e há toda uma história envolvendo a uva aqui em Vale Real, que remonta aos anos 60, com a chegada dos primeiros produtores”, recorda.
O assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, menciona o fato de Vale Real se destacar pela produção de uvas para o consumo, diferente do que ocorre em municípios como Dois Lajeados, no Vale do Taquari, onde os cultivos são destinados à indústria. “Não por acaso, o município é o maior produtor de uvas niágara do Estado, e a proximidade com grandes centros, como a Região Metropolitana, facilita a colocação no mercado”, avalia.
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Vale Real, Edson Kaspary, dos gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann e do deputado estadual Elton Weber. Para Kaspary, o evento dá visibilidade para as potencialidades do município. Mas há ainda um objetivo maior, que é o da integração da comunidade e da celebração daquilo que nos orgulha enquanto povo ordeiro e trabalhador salientou. Já Brandoli destacou a ação em parceria, que estimula o agricultor que diariamente está no campo para produzir alimentos.