Extra

Oficina da Prefeitura abre caminho para carreira internacional

Planejar, sonhar e concretizar. São as palavras que representam o efeito das oficinas em execução pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) que integram o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI). As histórias dos jovens que procuram o projeto acabam se cruzando com oportunidades antes inimagináveis. A aluna Cleonara Hermes, 19 anos, está indo para a Bélgica no final do mês e lá colocará em prática as habilidades desenvolvidas nas oficinas de maquiagem, design de sobrancelhas, escovas e penteados na Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

A jovem, que concluiu recentemente os cursos, está indo para o país europeu a convite de um familiar para trabalhar em uma estética. “Vou ficar inicialmente três meses lá. Estou muito feliz com a oportunidade. Eu iniciei nas oficinas com intuito de cuidar de mim e hoje estou indo para fora do Brasil colocar em prática tudo o que aprendi”, disse. Cleonara conta que só falou para as colegas de projeto e para instituição após ter tudo certo para a viagem. “Eu queria ter certeza que tudo estava organizado e pronto para eu ir. Eu sinto que sou um exemplo, minha irmã também participa das atividades, quero que, tanto ela quanto as outras meninas, saibam que estamos num caminho bom”, ressalta.

Ela ainda destacou que pretende qualificar-se mais. “Após este período de experiência, quero continuar me qualificando. Pode ser aqui no Brasil ou lá na Bélgica, o que realmente importa é continuar buscando ser melhor”, enfatiza. A instrutora das oficinas de embelezamento, Ana Pureza, ressaltou que é muito bom ver o desenvolvimento das jovens e ver uma de suas alunas colocar as técnicas em prática no exterior. “É muito gratificante ver que a sementinha que foi plantada está gerando frutos. Estou orgulhosa porque apesar de ter o tempo curto para aprendizado, as aulas estão sendo produtivas. Isso é reflexo da dedicação que se tem durante o projeto”, destaca.

A assistente social da Asbem Gisele Cardozo Moreira relata que foi uma surpresa para toda a equipe. “Nós, como instituição, estamos felizes e honrados em fazer parte deste momento. Sempre nos preocupamos em acolher estes jovens e proporcionar oportunidades para eles. Quando chega uma história como essa, onde o sonho também se concretiza por meio das oficinas desenvolvidas aqui, é extremamente gratificante. Com certeza, a Cleonara servirá como exemplo para outros jovens”, finalizou.

Artigos relacionados