A prefeitura apresentou nesta quinta-feira, 20, uma campanha publicitária que tem por intuito diminuir o preconceito e melhorar a oferta de imóveis para o Plano Municipal de Superação da Situação de Rua em Porto Alegre. Intitulada “Aluguel Solidário – A Vida de Casa Nova”, a ação foi idealizada pelo Clube de Criação RS, em parceria com a Associação Riograndense de Propaganda (ARP). O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou a colaboração das entidades e de todos os veículos de comunicação da Capital. “Hoje é impossível resolver os problemas da população apenas no mundo público, político e burocrático. Sem a sociedade civil participando, não teremos nenhuma solução em nenhum lugar do Brasil”, diz.
O Plano Municipal de Superação da Situação de Rua foi lançado em maio deste ano e uma das ações do projeto consiste em alugar imóveis para que, em primeiro lugar, as pessoas tenham moradia digna. Este acabou se tornando um dos principais entraves, já que o preconceito e desinformação fizeram com que poucos proprietários cadastrassem suas casas e apartamentos no sistema, conforme explica o secretário municipal da saúde, Erno Harzheim. “Temos um plano, temos dinheiro, temos equipes para trabalhar com estas pessoas e não temos o que seria o mais simples, as residências para eles morarem. Mesmo a gente pagando um aluguel que não é baixo”, destaca. Para tentar resolver esta situação, o secretário municipal de Comunicação Orestes de Andrade Jr. convidou a ARP e o Clube de Criação para auxiliarem no trabalho de sensibilização da sociedade
“Pensamos em uma solução colaborativa com parcerias, política tão presente nesta gestão. Hoje o Estado não pode ser mais paternalista. Cada um precisa fazer sua parte e este é o espírito desta campanha”, Orestes de Andrade Jr., secretário municipal de Comunicação Social
A presidente da ARP, Liana Bazanela, lembrou que a campanha foi construída a muitas mãos para chegar ao objetivo de sensibilização. “Cobramos das pessoas que colaborem, mas muitas vezes elas não sabem o que está acontecendo e esta campanha vai tocar neste ponto”, diz. O publicitário Roberto Schmidt falou sobre recompensa de fazer parte deste trabalho. “Se conseguirmos mudar a vida de uma só pessoa com esta ação, já terá valido a pena”. Esta foi também a tônica do discurso do vice-prefeito Gustavo Paim. “Nada mais mágico que poder ajudar a vida de uma pessoa. Este também é o papel do poder público”, completa.
A campanha começou a ser veiculada em jornais impressos e mídias eletrônicas já nesta quinta-feira, 20. Além dos veículos de comunicação como rádio, TV, jornal e internet, as peças também serão expostas nos ônibus que circulam na Capital. São 70 veículos da ATP em conjunto com a LZ e 69 da Carris em conjunto com a Ativa. Também serão expostos outdoors e mídias em mobiliário urbano.
Participaram do evento o conselheiro do Clube de Criação Ricardo Bottega, o produtor da Supernatural Filmes Fernando Vanelli, o presidente da Fasc Joel Lovatto, o delegado regional do Trabalho José Bortolo Balestrin, a presidente da Carris Helen Machado, o diretor-geral do Demhab Mário Marchesan, diretor da Procempa Alexandre Horn, a coordenadora do programa POA Solidária Denise Souza, além de dirigentes dos veículos de comunicação.