CASANEWS

Dicas para a escolha do papel de parede

Pensar em reformas, obras ou móveis planejados pode dar um trabalho maior e muitas vezes a corrida contra o tempo se torna prioridade. Por isso, usar a criatividade e inovar em materiais pode ser uma boa solução para deixar a casa mais aconchegante e criativa.

O papel de parede pode ser uma solução nesse processo, já que ele tem o poder de transformar os espaços. Hoje com a diversidade de cores, texturas, tamanhos e temas, ele é o queridinho dos arquitetos, designers de interiores e decoradores que conseguem criar alternativas incríveis com seu uso.

Para a empresária da StilHaus Decorações, Mariana Gaião, é possível mudar qualquer espaço utilizando a diversidade que os papeis oferecem. “Existem papeis para todos os gostos e estilos, eles podem deixar o espaço único e inovador. Sem contar na praticidade e rapidez na instalação”, diz.

Pensar nas áreas de convivência é fundamental em que geralmente acontecem as interações entre família e amigos, e os ambientes são as opções ideais para bem receber. Então, é preciso criar mudanças para fazer a diferença. “A ideia é que as pessoas explorem as áreas que as pessoas irão circular, então para garantir um toque especial em espaços como churrasqueira, sala de jantar e cozinha (se for americana), os papeis são uma boa pedida”, analisa Mariana.

Um ponto interessante é que não apenas as paredes podem ser revestidas com papéis de parede, pois hoje é possível explorar a criatividade na hora da decoração. “O papel pode ser usado nos móveis, eletrodomésticos, paredes, tetos, prateleiras e onde mais a criatividade permitir. As variadas maneiras de uso mudam o décor de qualquer espaço com vida e muita cor”, enfatiza.

Atente-se a algumas dicas importantes para instalar o papel e repaginar sua casa:

1 Os papeis têm alta durabilidade, então se o investimento for apenas para uma mudança no final de ano, vale a pena pesquisar valores para que o custo benefício compense. Mas cuidado para não comprar um papel muito barato que não oferecerá o mesmo efeito de um bom material.

2 Às vezes a alteração feita em um determinado período será permanente, portanto, procure um profissional de decoração que possa harmonizar o papel com a atual decoração.

3 Busque uma empresa especializada em papel de parede para que a instalação seja feita com qualidade e durabilidade.

4 Aproveite para usar a criatividade e explore os papeis de forma diferente dos espaços.

Estilos de papel de parede mais usados

O estilo de papel de parede preferido pode variar de país para país e até de região para região dentro de um mesmo país. No entanto, alguns estilos de papel de parede que são populares em muitos países incluem:

Papel de parede floral rosa retrô – Foto por: Wirestock

Papel de parede floral

Este é um estilo clássico que nunca sai de moda e é popular em toda a Europa. Os designs florais podem ser grandes e ousados ou pequenos e delicados, e podem ser encontrados em uma variedade de cores e estilos.

Papel de parede geométrico usando mesa de madeira natural, papel de parede geométrico e luminária – Foto por: Polga2

Papel de parede geométrico

Este estilo moderno e elegante é uma escolha popular para espaços contemporâneos. Os designs geométricos podem incluir linhas simples, formas abstratas ou padrões repetitivos.

Mesa de madeira antiga no canto da sala com papel de parede listrado – Foto por: Boomeart

Papel de parede listrado

Listras são uma escolha popular para adicionar interesse visual a uma sala sem ser muito ousado. Listras podem ser verticais ou horizontais, e podem ser encontradas em muitas cores diferentes.

Papel de parede com textura aplicado em sala de estar – Foto por: Dit26978

Papel de parede de textura

Este estilo adiciona profundidade e interesse visual a uma parede. Os designs de textura podem incluir padrões de tecido, padrões de pedra ou padrões de madeira.

Quarto colorido com papel de parede temático windsurf – Foto por: bialasiewicz

Papel de parede temático

Este estilo é uma escolha popular para quartos infantis ou espaços de entretenimento. Os designs temáticos podem incluir personagens de desenhos animados, esportes, natureza ou qualquer outro tema que seja apropriado para o espaço em questão.

No entanto, é importante notar que a escolha do estilo de papel de parede pode variar significativamente de acordo com o gosto e as preferências pessoais de cada indivíduo.

Botão Voltar ao topo