Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis
Programa impacta diretamente a rotina de mais de 30 mil crianças com atividades para promover hábitos de vida mais saudáveis
Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis foi lançado para apoiar famílias e escolas na inclusão de atividades físicas e de refeições mais nutritivas no dia a dia; conteúdos online e ações em escolas e espaços público impactaram, indiretamente, mais de 4 milhões de crianças.
São Paulo, fevereiro de 2019 – Como parte de seus esforços para atingir a meta de ajudar mais de 50 milhões de crianças a terem uma vida mais saudável em todo o mundo, a Nestlé lançou em abril de 2018 o programa global Nestlé por Crianças mais Saudáveis. No Brasil, a iniciativa envolve duas frentes de atuação que, juntas, já beneficiaram diretamente mais de 30 mil crianças. Além disso, somadas ao alcance de conteúdos e ações online, foram mais de 4 milhões de crianças impactadas indiretamente.
Para ajudar as famílias brasileiras a estimularem um dia a dia mais equilibrado na vida de seus filhos, foram reunidas ideias, receitas e atividades divertidas para que crianças dos 6 aos 12 anos mudem de hábitos brincando. O conteúdo foi adaptado para se tornar disponível e atrativo para a população de todo o País, de forma acessível e gratuita, por meio do aplicativo NesPLAY. A ferramenta já teve mais de 100 mil downloads em todas as regiões do Brasil e conta com mais de 17 mil crianças cadastradas. Para além dos números, os principais resultados foram as mudanças concretas de comportamento após a utilização do app, que incluem o aumento em 46% dos pais que afirmam que as crianças comeram mais frutas após o uso do app, e 73% dos pais passaram a incluir as crianças no preparo das refeições incentivados e inspirados pelas atividades oferecidas no NesPLAY.
Na outra frente, para apoiar a mudança também no âmbito educacional, a Fundação Nestlé lançou o Prêmio Crianças Mais Saudáveis, a fim de reconhecer e apoiar a implantação das dez melhores ideias que promovam alimentação equilibrada e prática de atividades físicas em escolas públicas de São Paulo e da Bahia. A primeira edição da iniciativa contou com cerca de 200 projetos e ideias inscritos para avaliação e premiou 5 escolas em cada Estado, nas cidades de Aspásia, Botucatu, Caraguatatuba, Marília e Sorocaba (SP); e de Botuporã, Cafarnaum, Ilhéus, São Francisco do Conde e Salvador (BA). No total, 4 mil crianças estão sendo impactadas diretamente nas escolas vencedoras. Na maioria dos casos, os benefícios se estendem, ainda, às comunidades do entorno, pois muitos dos projetos incluem a construção de hortas, parques ou espaços para a prática de esportes que estão abertos a população local.
Em 2019, a 2° edição do Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis será lançada ainda em fevereiro e, dessa vez, escolas públicas de todos os estados poderão se inscrever e concorrer à premiação. As inscrições e mais informações sobre o programa estão disponíveis no portal www.criancasmaissaudaveis.com.br
Nestlé por Crianças mais Saudáveis
O Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis combina os aprendizados obtidos com iniciativas anteriores realizadas pela Nestlé no Brasil em uma única plataforma, trazendo uma evolução e unificação das melhores práticas desenvolvidas até aqui. Essa trajetória se iniciou em 1999, com o programa Nutrir Crianças mais Saudáveis, iniciativa de capacitação de merendeiras em escolas que atendeu 9 mil instituições de ensino público e 3 milhões de crianças. Entre 2015 e 2017, o trabalho foi complementado pelo programa Unidos por Crianças mais Saudáveis, que utilizava um game e atividades presenciais em escolas e outros espaços das cidades de Araras, São Paulo e São José do Rio Pardo para conscientizar a população. No total, foram mais de 16 mil famílias impactadas diretamente, realizando mais de 150 mil missões saudáveis.