O perfil dos turistas que circularam do litoral catarinense e os impactos econômicos da temporada foram apresentados pela Fecomércio SC, na manhã desta terça-feira, 26, durante reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Entidade, em Florianópolis. Os dados fazem parte da Pesquisa Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2019, realizada anualmente em Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul.
Após a apresentação dos dados, foi realizado um painel com a presença de representantes do governo e entidades empresariais. Integraram a mesa de debates o professor Dr. Alexandre Biz (UFSC), que mediou o diálogo entre a presidente da Santur, Flavia Didomenico, o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, o CEO do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o presidente da Câmara empresarial de turismo da Fecomércio, João Moritz, o vice-presidente de turismo da Fecomércio, Hélio Dagnoni e o conselheiro consultivo Ezio Librizzi. A pesquisa traz o perfil socioeconômico dos turistas (sexo, faixa etária, estado civil, renda e origem) e características da viagem (tipo de hospedagem, meio de transporte, duração da estada e gastos médios). Os dados também retratam o desempenho da temporada a partir da percepção dos empresários dos setores de comércio, serviços e hotelaria, com informações sobre variação do faturamento, ticket médio, contratação de trabalhadores temporários, ocupação dos leitos, etc.
As informações foram apuradas com os dois públicos nos principais destinos turísticos de Santa Catarina, durante os meses de janeiro e fevereiro, para traçar os diferentes comportamentos durante a Temporada de Verão 2019. Para ter acesso ao documento, acesse aqui.