Motor elétrico de próxima geração da Linear Labs atrai financiamento

A Linear Labs, uma startup que desenvolve um motor elétrico para carros, scooters, robôs, turbinas eólicas e até sistemas HVAC, levantou US $ 4,5 milhões em uma rodada de sementes liderada pela Science Inc. e pela Kindred Ventures.

Os investidores Chris e Crystal Sacca, Ryan Graves da Saltwater Ventures, o CEO da Dynamic Signal, Russ Fradin, o presidente executivo da Masergy e ex-CEO Chris MacFarland, bem como o co-fundador da Ustream Gyula Feher também participaram da rodada.

A empresa de quatro anos foi fundada por Brad e Fred Hunstable, que dizem ter inventado um motor elétrico mais leve e flexível. A dupla desenvolveu o motor que chamou de Hunstable Electric Turbine (HET) enquanto trabalhava para projetar um dispositivo que pudesse bombear água limpa e fornecer energia para pequenas comunidades em regiões subdesenvolvidas do mundo.

A Linear Labs possui atualmente 50 patentes depositadas, 21 das quais são emitidas, com 29 patentes pendentes.

Os fundadores vêm com formação em empreendedorismo e engenharia elétrica. Brad Hunstable é ex-CEO e fundador do Ustream, o serviço de streaming de vídeo ao vivo que vendeu para a IBM em 2016 por US $ 150 milhões. Fred Hunstable, que tem experiência em engenharia elétrica e energia nuclear, liderou os esforços da Ebasco e da Walker Engineering no projeto, atualização e conclusão de projetos de infra-estrutura elétrica, ambiental e empresarial, além de programas de segurança e avaliação comercial.

LInear Labs Motor teve aporte financeiro de US $ 4,5 milhões – Foto: Linear Labs

O HET usa vários rotores que podem se adaptar a condições variáveis, de acordo com a empresa. Também produz duas vezes mais densidade de torque e três vezes a densidade de potência do que os motores de ímã permanente. A Linear Labs diz que seu motor produz duas vezes a saída por um determinado tamanho de motor e um mínimo de 10% a mais de alcance.

O design HET o torna ideal para aplicações de mobilidade, como veículos elétricos, porque produz altos níveis de torque sem a necessidade de uma caixa de câmbio. Isso ajuda a reduzir os cortes de produção, afirma a empresa.

“O santo graal em motores elétricos sempre foi alto torque e não há caixa de câmbio, e o HET atinge um pacote menor, mais leve e mais eficiente que é mais potente que os motores tradicionais”, disse Fred Hunstable, diretor de tecnologia da Linear Labs.

O resultado poderia ser veículos elétricos com melhor alcance e mais poderosos scooters elétricos.

A comercialização do motor elétrico resultará em saltos substanciais em termos de economia de energia, aumento da confiabilidade e fabricação de baixo custo, de acordo com Babak Fahimi, diretor fundador do Laboratório de Tecnologia de Energia Renovável e Veículos (REVT) da Universidade do Texas em Dallas.

A empresa planeja usar o financiamento inicial para comercializar sua invenção para os clientes. Também está contratando talentos e recentemente adicionou novas pessoas à sua equipe de liderança, incluindo John Curry como seu presidente e Jon Hurry como vice-presidente. Curry vem do KLA-Tencor e NanoPhotonics. Hurry ocupou cargos na Tesla e na Faraday Future.

Sair da versão mobile