A Prefeitura de São Leopoldo notificou, na última segunda-feira (15), a empresa RGE Sul para suspensão imediata dos serviços de trocas de postes da rede de distribuição de energia elétrica – serviço que tem causado danos e transtornos graves em algumas regiões do município.
A notificação se dá devido à falta de comunicação da empresa e suas terceirizadas com o Município sobre seus projetos e execução dos mesmos. Serviços que, previamente avisados e planejados, poderiam contar com um plano de trabalho que não trouxesse prejuízos a São Leopoldo, como foi o caso do rompimento de uma adutora que causou o desabastecimento de água em alguns bairros no último sábado, 13 de abril.
Além do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), as secretarias de Obras e Viação (Semov), de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e do Meio Ambiente (Semmam) já apresentaram comunicados de diversas ações da mesma concessionária, sem que houvesse mudança na postura. A Procuradoria-Geral do Município (PGM) está cuidando do caso, elaborando as medidas judiciais cabíveis; tanto para evitar novos casos, como para ressarcir os possíveis danos e prejuízos causados.