Moda & Beleza

Colorimetria ajuda a escolher tom de cabelo para o tipo de pele

A colorimetria, ou matemática das cores, é um estudo realizado por visagistas e cabeleireiros para entender como as cores se comportam umas com as outras e como podemos tirar proveito disso em nome da beleza.
“A técnica avalia, por exemplo, se a pele é quente ou fria por meio da cor das veias e, com isso, realiza a harmonização dos fios pensando ainda nos tons dos olhos”, conta Bruna Nunes, hairstylist do Jacques Janine Unidade Jardins.
Seguindo a roda de cores da decoração, que determina como cores primárias o azul, o amarelo e o vermelho, além da soma de todos, que é o marrom; as secundárias o verde, o laranja e o roxo; as terciárias os tons de azul claro e escuro, verde claro, amarelo escuro, lilás ou cor-de-rosa e vermelho escuro. Depois vem a temperatura das cores:
• Frias: tons de verde, azul, roxo, violeta e cinza, que têm menos luminosidade;
• Quentes: tons de vermelho, rosa, amarelo, alaranjado, acobreado e dourado;
• Neutras: da mistura de quentes e frias, como vinho, marrom escuro, preto etc.
“Fazemos alguns cálculos e utilizamos um diagrama para determinar qual é a melhor combinação de tonalidade de pele, olho e cabelo para cada cliente, tornando o resultado da coloração muito mais assertivo e bonito”, diz Bruna. E como usar a matemática das cores para saber qual cor combina mais com você?
A hairstylist conta que é preciso sempre criar um ponto de contraste no rosto. Por isso, pessoas com pele e olhos quentes, precisam de cabelos neutros ou frios, que são aqueles em tons platinados, perolados, bege e marrom-acinzentados.
Já quem tem pele quente e olho frio ou vice-versa, pode escolher a cor que quiser para os cabelos que sempre haverá um ponto de contraste. A combinação ideal, segundo a profissional é:
• Pele quente + olhos quentes = cabelos frios;
• Pele quente + olhos frios = cabelo quente;
• Pele fria + olhos frios = cabelo quente;
• Pele fria + olhos quentes = qualquer tom de cabelo.
“Realizar a tintura dos cabelos em um salão de confiança é sempre garantia de que o resultado será satisfatório. A colorimetria vem para ajudar a deixar o visual mais harmônico e bonito”, conclui Bruna.

Botão Voltar ao topo