O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, acompanhado do coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Cristiano Selbach, e do geólogo, Luiz Pinto, estiveram participando nesta quinta-feira, 16, do 27º Seminário de Secretários Municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul.
O evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), abriu com a palestra do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, que abordou as políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado.
Entre os temas discutidos, estiveram o Plano Estratégico do Programa Nacional de erradicação e prevenção da febre aftosa; inspeção sanitária de produtos de origem animal, cases bem-sucedidos na agroindústria familiar; proteínas animais e o desenvolvimento municipal, cases bem-sucedidos de empreendedorismo de jovens no meio rural; riscos e oportunidade dos agrocenários; programa de aquisição de alimentos, cases bem-sucedidos no cooperativismo e associativismo; e políticas públicas para pequenas e medias propriedades.
De acordo com o titular da pasta, “os assuntos tratados no Seminário e as políticas que o Governo está implantando no Setor Primário do Estado, apontam para a obtenção de bons resultados. Políticas essas voltadas para uma maior agregação de valor da produção, resultando no aumento da riqueza nas propriedades, elemento primordial, senão o de maior importância para a permanência da família no meio rural. Enfatizou-se muito, durante as apresentações, a importância das melhorias necessárias em estradas, energia e comunicação”, comenta Brandelli.