Formandos da Brigada Militar homenageiam a prefeita de Pelotas

Trabalho desenvolvido dentro do Pacto Pelotas pela Paz e na segurança pública foram destacados pelos alunos

Na tarde desta quarta-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas foi homenageada pelos formandos do Curso Básico de Policiais Militares de Pelotas. A cerimônia ocorreu na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM).

Os futuros policiais militares ofereceram a homenagem à prefeita em função de o protocolo da formatura, gerenciado pelo Comando-Geral de Porto Alegre e a ser realizada em 3 de agosto, não prever o ato. O aluno soldado Jonathas foi escolhido para falar em nome da turma, reconhecendo as ações positivas feitas por Paula na área da segurança pública e valorizando a parceria com a Brigada Militar dentro do Pacto Pelotas pela Paz.

Conforme o soldado, os desafios de ser prefeito e os desafios de ser soldado são similares: um trabalho em tempo integral, que impacta a vida da comunidade, requer decisões difíceis e, muitas vezes, os distancia de familiares e amigos. “Mas são motivos para se orgulhar dessa escolha. O nosso grupo também está junto nesse sonho de mudar a vida dos cidadãos pelotenses”, resumiu Jonathas.

Emocionada, a gestora recebeu flores, doces e uma placa. Agradeceu às palavras carinhosas e de respeito e se disse surpresa pelo tamanho da homenagem.

“As experiências de trabalhar com segurança pública e no Pacto pela Paz talvez sejam as mais enriquecedoras da minha vida. Tenho a oportunidade de conhecer homens e mulheres que se dedicam à causa pública, assim como vocês, e que não perdem o lado humano e afetivo, o que é transformador. O trabalho de vocês é preservar vidas. O nosso trabalho é pela paz”, falou Paula aos formandos.

Reconhecimento

O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi, e o subcomandante, major Márcio Facin, também agradeceram o apoio da Prefeitura para que o Curso pudesse ocorrer em Pelotas. Além disso, a atuação dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e a participação nas Operações Integradas, bem como todo o trabalho de inteligência e combate à criminalidade desenvolvidos pela Brigada no município com as demais forças de segurança, contribuíram para a indicação a promoções do comandante, subcomandante e mais três policiais militares.

A prefeita lembrou que tudo isso não seria possível se a corporação não tivesse se aberto ao Pacto e abraçado a ideia, apresentando resultados positivos na diminuição da violência. A integração e o trabalho coletivo refletem o bom desempenho. “Vocês fizeram por merecer”, ressaltou a chefe do Executivo sobre as promoções.

Para encerrar, os formandos cantaram o hino de Pelotas acompanhados da banda do 4º BPM e, ao final, Paula fez questão de cumprimentar todos os formandos.

Sair da versão mobile