Dois Irmãos passa a integrar o Vale Germânico

Na última segunda-feira (22), em reunião do Conselho Estadual de Turismo, houve a aprovação da alteração do nome da Região Turística do Vale do Rio do Sinos para “Vale Germânico”. A definição da nova nomenclatura turística ocorreu durante a última reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS), sob orientação do Fórum do Turismo do Vale do Sinos, que é integrado por 14 cidades, 11 delas sob jurisdição da AMVARS.

Segundo a prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva, essa mudança é significativa para a cidade. “Para nós significa resgatar e mostrar a importância que a imigração alemã teve em nossa região e, principalmente, fomentar ações para que esta e as próximas gerações continuem respeitando e valorizando nossa cultura”, disse.

O nome Vale do Rio dos Sinos ainda será utilizado para a utilização geográfica dos municípios. Já o Vale Germânico definirá fins turísticos. A tradição germânica deixou marcas profundas em várias áreas da região, como na arquitetura, religião, educação, tradições e nos costumes.

O processo de alteração do nome da região turística iniciou no ano de 2018, com discussões entre gestores de turismo e comunidade, buscando uma adequação para que a região pudesse tornar-se mais atrativa para o turismo. O nome de Vale Germânico apresentou-se como uma possibilidade efetiva para que o turismo regional pudesse efetivar-se. O planejamento regional de turismo, a partir desta alteração, terá adequações para que os roteiros, rotas e divulgações tenham este apelo.

O novo nome deve ser lançado nos próximos meses, com a efetivação dos municípios da Região Turística. A atualização da Região Turística deve ser confirmada em setembro, pelo Ministério do Turismo, e contará com nove municípios: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São Leopoldo. Atualmente, a secretaria executiva da regional turística está com a turismóloga Juliana Kroetz, de Campo Bom. E, já na reunião de agosto, a regional deverá efetivar as primeiras alterações e iniciar o planejamento estratégico com as novas diretrizes de Vale Germânico.

Sair da versão mobile