Coral de Libras é destaque na Semana da Pessoa com Deficiência de Viamão
Nesta tarde (22), em continuidade a Semana da Pessoa com Deficiência de Viamão, que acontece de 21 a 28 de agosto, o auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graff, no Centro da cidade, recebeu uma mesa redonda com o tema: Direitos a percorrer. O evento teve apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felisberto da Costa Nunes, de Itapuã.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é de fundamental importância para a comunicação entre os ouvintes e as pessoas com deficiência auditiva. O Coral de Libras nasceu da expectativa de difundir essa língua usando a música como instrumento de socialização e aprendizagem, sendo aceita como um meio eficaz na construção da interação social. “Temos que sempre lembrar que inclusão não é apenas uma rampa em um prédio. Inclusão é saber receber um deficiente visual, um deficiente auditivo, entre outros”, explica Maria Helena Santos, coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria da Educação.
A mesa redonda contou com representantes da Secretaria de Educação, a Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Gugu Streit Júnior, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Viamão, entre outros. “Temos muito o que debater sobre um tema tão importante quanto este, e aqui nesta mesa redonda temos muitas pessoas qualificadas para discutirmos sobre o assunto”, completou a Diretora Geral da Secretaria da Educação, Nazaré Carvalho.