11º Festival de Cultura e Gastronomia segue até o dia 22 em Gramado

A abertura do 11º Festival de Cultura e Gastronomia aconteceu na quinta-feira, 5, e segue até o dia 22. O público lotou a Rua Pedro Benetti para degustar as delícias oferecidas pelos 22 restaurantes e 10 cervejarias, vinícolas e importadoras que ocupam o espaço entre as ruas Borges de Medeiros e São Pedro, ponto mais charmoso e cobiçado de Gramado durante 18 dias.

O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, salientou a importância do intercâmbio com o Chile para a gastronomia de Gramado e deu as boas-vindas ao público. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) disse que tem um carinho especial pelo Festival, que considera agregador, e saudou a presença do cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Roberto Bortot, país convidado para o 12º Festival, em 2020. “Nosso futuro parceiro está aqui e vai encaminhar um festival muito lindo também”, avaliou.

A banda gramadense Bells Rock, abriu o espetáculo, seguida pela Sikuris, banda andina que homenageou o Chile com repertório composto por músicas latino-americanas e interpretou sucessos como “Gracias a la Vida”.

FESTINS

A programação dos disputados Festins iniciou ontem, com o jantar elaborado pelo chef chileno Carlos Mardones, do Macerado Restaurant, no restaurante Malbec. O menu contou com snacks de beterraba e salmão, polvo defumado com purê de abóbora e azeite de oliva, entre outras delícias. “Me inspirei em um menu mar e terra. Como nós temos uma horta orgânica no restaurante, resolvemos fazer os vegetais cozidos, mas sem excesso, mesclando a cozinha tradicional chilena com alguns toques da cozinha contemporânea. Para o menu mar e terra, escolhemos carne, pescados, pera assada com vinho tinto, bem tradicional no Chile. Há toques gramadenses também, inspirados nas escolas da Alemanha, Itália e Suíça”, declarou o chef para as redes sociais do restaurante Malbec.

Hoje à noite, às 20h, é a vez do restaurante Josephina receber o chef Rodrigo Acuña, do Restaurante Milla Milla – Vik. O cardápio é surpresa. No domingo, 8, o Bistrot Pastasciutta inova e promove o primeiro Festim que servirá almoço. Às 12h30, o chef Frederico Ziegler, do Polvo Bar de Viños, será o responsável pelo cardápio. Todos os convites estão esgotados.

COZINHA EXPERIMENTAL

A programação da Cozinha Experimental inicia neste sábado, 07, com uma grade que prevê mais de 60 oficinas realizadas em parceria com o Senac-Gramado. Neste final de semana também acontecem três oficinas com chefs chilenos.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 7

DOMINGO, 8

EMBAIXADOR DO CHILE

O embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt chega a Gramado neste sábado para acompanhar a programação do 11º Festival de Cultura e Gastronomia durante o final de semana. Amanhã o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci e representantes da Gramadotur e Abrasel recebem Schmidt para um almoço no Nonno Mio. À noite, o restaurante Josephina recebe as autoridades para o jantar. No domingo, o embaixador prestigia o Festim que acontece no Bistrot Pastasciutta e à conhece as bancas de comida de rua.

SHOWS

DOMINGO, 8 – PALCO HARD ROCK

SERVIÇO

11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado;

Sair da versão mobile