Santa Cruz do Sul avança uma posição no ranking nacional do turismo
Depois de ter sido reconhecida como uma das 20 melhores cidades para se investir e fazer negócios, agora Santa Cruz do Sul ganhou um reconhecimento também na área do turismo. O município saiu da categoria C do Mapa do Turismo – onde estava desde 2013, ano em que foi implementado o ranking – e foi guindado à categoria B. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, na manhã desta sexta-feira, em um café que reuniu representantes do trade turístico, convidados e imprensa.
Segundo o secretário, Santa Cruz do Sul orgulha por ser uma cidade industrial, reconhecida internacionalmente. “Temos esse viés de grande centro industrial e de desenvolvimento econômico e muitos municípios com esse viés tem dificuldades para serem também reconhecidos como centros turísticos. A partir de agora Santa Cruz vai começar a ser vista como uma cidade que trabalha efetivamente o turismo”, disse.
O aumento na geração de empregos no setor de hospedagem, o aumento do fluxo de turistas domésticos, internacionais e a arrecadação de impostos federais, a partir dos meios de hospedagem, foram os aspectos que pesaram na nova avaliação. A mudança de categoria vai possibilitar ao poder público e empresas inseridas no negócio, ter acesso às políticas do Ministério do Turismo, a linhas de crédito e a programas de estímulo ao setor.
Para um futuro breve, conforme Cechinato, a expectativa é que o município siga avançando e alcance o topo do ranking. Investimentos em infraestrutura são o que ainda falta para que Santa Cruz do Sul avance ainda mais, na sua avaliação. Ele cita a duplicação da RSC 287, melhorias no aeroporto e outros importantes investimentos como a construção de um centro de eventos, como essenciais para este novo salto. “Estamos avançando nessa e em outras questões, Certamente teremos um trabalho gigantesco pela frente, para quem sabe em 2023 estarmos na categoria A”.
No Rio Grande do Sul, apenas dois municípios ocupam a categoria A: Porto Alegre e Gramado. Em Santa Catarina, estado eminentemente turístico, apenas cinco: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e Joinville. Já no Paraná estão no topo, Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.