Santa Maria terá desfile Farroupilha com mais de 30 entidades tradicionalistas

A Avenida Medianeira receberá, nesta sexta-feira (20), 33 entidades tradicionalistas, entre associações e piquetes, o ponto alto das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha. Às 8h, serão hasteadas as bandeiras, e o desfile temático do Dia do Gaúcho terá início às 8h30min. Logo após, ocorre a solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas e a extinção da Chama Crioula. Por isso, motoristas e usuários do transporte coletivo urbano devem ficar atentos para as alterações no trânsito (saiba mais abaixo).

A Prefeitura integra a Comissão Executiva Municipal dos Festejos Farroupilhas 2019. Símbolo do gauchismo, a vida e a obra de Paixão Côrtes são os temas estaduais dos Festejos Farroupilhas 2019. O tradicionalista morreu em 2018 aos 91 anos, deixando um legado por chamar a atenção aos símbolos do Rio Grande do Sul, como a Chama Crioula e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Já o patrono é o músico César Oliveira, da dupla com Rogério Melo. A tradicionalista Dinara Xavier da Paixão, prima de Paixão Côrtes, é a homenageada local desta edição da Semana Farroupilha.

Festejos Farroupilhas 2019

Destaques
• Tema regional: Paixão Côrtes – Vida e Obra
• Patrono regional: César Oliveira
• Homenageada local: Dinara Xavier da Paixão

Programação

Sessão Solene de entrega do Troféu Sepé Tiaraju
• Dia: 24 de setembro
• Hora: 18h30min
• Local: Câmara de Vereadores

Solenidade de entrega dos troféus Sentinela da Cultura, Barbosa Lessa, Cyro Dutra Ferreira e Paixão Côrtes
• Dia: 25 de setembro
• Hora: 20h
• Local: DT Querência das Dores

Cavalgada da Integração
• Dia: 28 de setembro
• Hora e local: saída às 9h, da EMEF José Paim de Oliveira em direção ao CTG Tropeiro Velho

Trânsito

A partir das 7h de sexta, 39 pontos de bloqueio passarão a vigorar ao longo da Avenida Medianeira e de ruas do entorno (veja abaixo), com reabertura a partir das 13h. As áreas delimitadas dão conta da própria avenida por onde transcorrerá todo o desfile e das áreas de concentração das entidades. Também haverá alterações em linhas do transporte público urbano.

O bloqueio de veículos se dará do trecho da Avenida Medianeira entre a Rua do Acampamento e as avenidas Hélvio Basso e Ângelo Bolson. Será possível transitar no sentido Centro-Bairro das avenidas Ângelo Bolson e Hélvio Basso.

Pela avenida Dores com General Neto, passarão somente entidades que vão participar do desfile. Agentes de trânsito estarão nos principais pontos de bloqueio para orientar o tráfego de veículos desde antes das 7h. Após, os agentes estarão nas esquinas das ruas José Bonifácio com Riachuelo, José Bonifácio com Acampamento e Pinheiro Machado com Acampamento para controlar o fluxo de veículos na área de dispersão.

Transitar com passageiro nas carrocerias de veículos está permitido somente nas áreas de concentração e dispersão.

Pontos de bloqueio

Como ficam as linhas de ônibus

O itinerário de linhas do transporte coletivo que transitam pela região será alterado a partir das 7h de sexta até o término do desfile. Além disso, algumas paradas de ônibus serão suprimidas e transferidas. Ainda, haverá reforço da frota de algumas linhas. A relação completa segue abaixo:

Paradas de ônibus suprimidas e transferidas

Na Rua do Acampamento

Na Avenida Ângelo Bolson:

Na Avenida Hélvio Basso:

Parada da linha Santos/Urlândia:

Linhas de ônibus com frota reforçada

Linhas de ônibus que sofrerão alterações

UFSM, Camobi, Carlos Gomes, Fernando Ferrari, São José/Km 3 e Brigada/Itararé

Fernando Ferrari (Faixa Nova), Big/Rodoviária e Casa de Saúde

Santos, Passo das Tropas, Minuano, Pau a Pique e Capivara

Linha Urlândia

Linha Circular Sul

Sair da versão mobile