DestaqueNotíciasSerra Gaúcha

Crime ambiental: produto químico é despejado em rio de Farroupilha

Secretaria Municipal de Meio Ambiente investiga autoria do derrame que deixou a água com coloração azul

Às 12h30 desta quinta-feira, 03, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Farroupilha recebeu uma denúncia da população sobre coloração azul da água de um rio na região próxima ao Campo do Pipireta, no bairro Nova Vicenza.

Prontamente os fiscais do município foram investigar as causas, e conseguiram seguir o rastro do pigmento até a rua São Vicente, onde constataram a origem do vazamento, que percorreu até uma boca de lobo na rua Giácomo Mandelli, entrando assim na rede de escoamento e alcançando até a futura área de preservação Santa Rita.

Publicidade

Já está sendo investigada a causa do vazamento: e de acordo com moradores da região, um caminhão de transporte seria a fonte do derrame do produto químico ainda não identificado. Segundo o secretário Tiago Ilha a equipe levanta informações sobre a empresa responsável pelo caminhão e tomará as atitudes cabíveis.

“A equipe atuou com rapidez em cima do acontecido com a colaboração da comunidade. A Secretaria encaminhará amostra coletada para análise de alguns parâmetros, como metais pesados que, em determinadas concentrações, podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Também estamos trabalhando com agilidade na investigação acerca dos responsáveis pelo acontecido para tomarmos as providências necessárias, com rigidez.”

As investigações vão além desse acontecimento, dados já levantados apontam para a hipótese deste vazamento ter relação com outros acontecimentos recentes relatados pela comunidade. A procura é por quem estaria recebendo o carregamento de tinta, cujas origem e destino estão sendo averiguados.

Publicidade

Foram recebidas informações de moradores das localidades que revelam que a tinta já teria alcançado a Busa, que pertence à bacia Taquari/Antas e pode contaminar o Rio das Antas.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar