Rio Grande do SulVariedades

Bento Gonçalves reforça seu protagonismo na cena cultural

O 27ª Bento em Dança colocou Bento Gonçalves, mais uma vez no topo da cena cultural brasileira. Nos dois primeiros dias de festival, o público pôde prestigiar 180 coreografias. O Bento em Dança segue até a próxima sexta-feira (11/10), somando um total de 5.000 participantes nas diferentes atividades promovidas. Ao todo serão 35 horas de espetáculo e 48 oficinas oferecidas aos bailarinos.

Bailarinos argentinos emocionaram o publico com sua apresentação – Fotos: Solange Avelino

A presidente do festival Bento em Dança, subiu ao palco ao lado do Secretário de Cultura do município de Bento Gonçalves, Evandro Soares, e deu as boas-vindas ao público presente. “Trabalhamos durante todo este ano para oferecer o melhor festival a vocês. Esperamos que possam aproveitar todas as atividades que temos a oferecer”, reforçou. Soares, enfatizou a importância do Bento em Dança na promoção da Cultura em Bento Gonçalves e parabenizou Erci pelos quase 30 anos de trabalho em prol da arte.

Mas o ponto alto da noite se deu durante a solenidade de abertura. O casal de bailarinos argentinos, Emilia Peredo Aguirre e Miguel Angel Klug emocionou o público com duas apresentações. Ambos são bailarinos solistas das duas principais companhias de dança da argentina. A primeira coreografia foi um Grand Pas de Deux de Repertório chamado “Escrava e Mercador”, do ballet O Corsário. Após, os dançarinos realizaram uma apresentação impecável do tango “Orillera”, do coreógrafo Julian Galván e música de Oscar Bassil.

Presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia, subiu ao palco ao lado do Secretário de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares

Pela primeira vez nos palcos do Bento em Dança, os bailarinos se disseram impressionados com a magnitude e organização do festival. “Foi minha primeira vez em Bento Gonçalves e o festival me surpreendeu muito, pois não esperava que fosse tão grandioso”, enfatizou Emilia. “Foi um momento muito lindo sentir o carinho do público brasileiro, estou gostando muito desta experiência no Brasil”, finalizou o bailarino.

Batalhas

No domingo, a agitação já iniciou no início da tarde com cinco horas ininterruptas das batalhas de danças urbanas e mais de 50 inscritos para batalhar. O evento gratuito reuniu dançarinos dos estilos House Dance, ALL Style e Breaking. As Batalhas, que têm curadoria da Nest Panos, foram introduzidas no festival com a comemoração de 20 anos do evento, como forma de agregar ainda mais a programação e abraçar o movimento Hip Hop que se expande muito além dos palcos com performances que proporcionam aos dançarinos um estilo livre de expressão.

 

Botão Voltar ao topo