Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Programa Gerações de Canoas abre inscrições no dia 28

O Programa Gerações chega à sua terceira edição e as inscrições para os idosos interessados em participar começam na próxima segunda-feira (28). São ao todo 60 vagas distribuídas em duas turmas de 30 participantes. O Gerações é uma política pública municipal que atende pessoas a partir de 60 anos de idade.

Do total de vagas disponibilizadas, duas são destinadas a idosos com deficiência e uma é destinada ao inscrito apto com mais idade. Das vagas restantes, 28 são destinadas para aqueles que não têm renda, e 29 para aqueles que têm renda de até dois salários mínimos.

Os interessados em participar do Gerações deverão comprovar inscrição no Cadastro Único do Governo Federal. Quem ainda não possuir deverá solicitar encaminhamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Caso o idoso seja sorteado, terá que apresentar em janeiro o relatório analítico ou comprovante de inscrição no dia da comprovação da documentação. Todos os idosos sorteados também passarão por avaliação psicológica.

A seleção será realizada por meio de sorteio público, no dia 19 dezembro de 2019, e as aulas iniciam em 2020. Confira outros requisitos para concorrer às vagas:

– Ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos na data de início das inscrições (28/10/2019);
– Ser morador de Canoas há pelo menos 2 (dois) anos;
– Possuir, no mínimo, ensino fundamental incompleto (ser alfabetizado);
– Não ter renda superior a 2 (dois) salários mínimos nacionais;
– No caso de candidatos com deficiência, apresentar laudo médico, com Classificação Internacional de Doenças (CID), avaliando a aptidão para o curso, na parte teórica e prática;
– Não estar respondendo a processo criminal.

Metodologia

A metodologia aplicada no programa conta com aulas teóricas e práticas. São trabalhadas questões como o uso de tecnologias; valorização pessoal; noções básicas da língua portuguesa, escrita e oralidade; relações interpessoais no trabalho; responsabilidade socioambiental; atendimento humanizado e recepção ao público. As aulas práticas ocorrem nos espaços da administração pública, onde os idosos são orientados por servidores destinados para a função de supervisão.

Além disso, os alunos recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727, juntamente com uniformes e materiais como cadernos, lápis, canetas e pastas.

Locais de inscrição

Além da modalidade presencial, as inscrições on-line podem ser feitas através do portal da Prefeitura de Canoas. No caso dos idosos com deficiência, é necessário que a inscrição seja feita de forma presencial na Central da Pessoa Idosa.

Confira o endereço dos pontos de inscrição:

Subprefeitura Nordeste
Avenida Boqueirão, 3166 – Estância Velha
Telefone: (51) 3465-4433

Subprefeitura Sudeste
Rua Marechal Rondon, 100 – Niterói
Telefone: (51) 3475-2525

Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430 – Rio Branco
Telefone: (51) 3472-0436

Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441 – Mathias Velho
Telefone: (51) 3466-1660

Central da Pessoa Idosa
Avenida Victor Barreto, nº 2970, junto ao prédio da Sonepar.
Telefone: 3236-1100

Botão Voltar ao topo